Se alguém vos bater na face direita apresentai também a outra (19 de junho)

"Mais vale receber que cometer uma injustiça, e acima de todas as coisas, devemo-nos dedicar, não a parecer, mas a ser homens de bem."
(retirado de um diálogo de Sócrates com os seus discípulos na prisão)

"Se alguém vos bater na face direita apresentai-lhe também a outra."
"Se alguém vos quiser tomar a túnica, também entregueis o manto."
(Mateus)

Oferecer a outra face é não revidar as ofensas recebidas; é libertar, tanto o agressor quanto nós mesmos, do desejo de vingança.
Quanto maior for nossa fé na vida futura, mais nos elevaremos, pelo pensamento, acima das coisas materiais, e menos nos magoarão as coisas da Terra.

Hoje, temporalmente tão longe da Lei Mosaica, "Olho por olho, dente por dente", já tendo como farol a Lei de Amor, do amado Mestre Jesus, como, usualmente, agem as pessoas em nossos dias, quando recebem uma ofensa?

Com espírito de vingança, retribuindo uma injuria com outra, uma ofensa com outra, acreditando que, agindo assim, procedem com justiça.
A justiça de Deus dispensa o nosso concurso; pela Lei do Retorno, o malfeitor terá contra si os efeitos do mal que praticou.

Assim, podemos verificar que a Lei de Jesus é de todas a mais bela, mas também aquela que pela dureza dos nossos corações mais dificuldade temos em cumprir. Precisamos amar mais, muito mais!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)