Piedade Filial (23 de julho)

A piedade filial encerra todo o dever dos filhos em relação aos pais e se exprime pelo amor, respeito, amparo, obediência e tolerância para com eles, independente de terem ou não cumprido os seus deveres, como pais.

E aos maus pais, que descuidam dos deveres que a sua condição impõe com relação aos filhos, como ficam?

Cada qual deve cumprir o seu papel. O dos filhos é honrar os pais, sempre, em qualquer circunstância. quanto a esses pais, compete a Deus julgá-los e puni-los.

"Alguns pais descuidam de seus deveres e não são o que deviam ser; mas a Deus é que compete puni-los, e não a seus filhos."
ESE.Cap.XIV-item 3


Os verdadeiros laços de família são os espirituais, não os da consanguinidade, uma vez que são os espíritos que se amam ou se odeiam e não os corpos que, temporariamente, habitam. Assim, a nossa família é o ambiente de purificação, para onde somos atraídos pelos laços estabelecidos em existências anteriores. 

No Livro dos Espíritos, podemos encontrar:
207. Os pais transmitem aos filhos, quase sempre, semelhança física. Transmitem também semelhança moral?
  — Não, porque se trata de almas ou Espíritos diferentes. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças, nada mais existe do que consanguinidade.
  207 – a) De onde vêm as semelhanças morais que existem às vezes entre os pais e os filhos?
  — São Espíritos simpáticos, atraídos pela afinidade de suas inclinações.
  208. O Espírito dos pais não exerce influência sobre o do filho após o nascimento?
  — Exerce, e muito, pois, como já dissemos, os Espíritos devem concorrer para o progresso recíproco. Pois bem: o Espírito dos pais tem a missão de desenvolver o dos filhos pela educação; isso é para ele uma tarefa. Se nela falhar, será culpado.

Aproveitemos a nossa família escola, para aprender a colocar em prática o ensinamento de Jesus: "Amar o próximo como a nós mesmos."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion