Lei do Trabalho (29 de abril)

O trabalho é de tal forma importante para a evolução do Homem que constitui uma Lei Moral. Podemos compreende-lo desta forma, através do estudo do Livro dos Espíritos (livro terceiro).

Por que o trabalho é imposto ao homem?
— É uma consequência da sua natureza corpórea. E uma expiação e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho o homem permaneceria na infância intelectual; eis porque ele deve a sua alimentação, a sua segurança e o seu bem-estar ao seu trabalho e à sua atividade. Ao que é de físico franzino. Deus concebeu a inteligência para o compensar; mas há sempre trabalho.

Livro dos Espíritos Qt. 676

“Não basta dizer ao homem que ele deve trabalhar, é necessário também que o que vive do seu trabalho encontre ocupação, e isso nem sempre acontece. Quando a falta de trabalho se generaliza, toma as proporções de um flagelo, como a escassez. A ciência económica procura o remédio no equilíbrio entre a produção e o consumo, mas esse equilíbrio, supondo-se que seja possível, sofrerá sempre intermitências e durante essas fases o trabalhador tem necessidade de viver.um elemento que não se ponderou bastante, e sem o qual a ciência económica não passa de teoria: a educação. Não a educação intelectual, mas a moral, e nem ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é conjunto de hábitos adquiridos.
Quando se pensa na massa de indivíduos diariamente lançados na corrente da população, sem princípios, sem freios, entregues aos próprios instintos, deve-se admirar das consequências desastrosas desse fato? Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem seguirá no mundo os hábitos de ordem e previdência para si mesmo e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar de maneira menos penosa os maus dias inevitáveis.
A desordem e a imprevidência são duas chagas que somente uma educação bem compreendida pode curar. Nisso está o ponto de partida, o elemento real do bem- estar, a garantia da segurança de todos.”
Kardec - Livro dos Espíritos

É muito importante meditarmos sobre estes ensinamentos, principalmente em momentos como aqueles pelos quais estamos a atravessar. Falta de emprego e até mesmo falta de trabalho...;)
Reflictamos, de que forma olhamos para o trabalho, este constitui para nós um meio de evolução ou é entendido apenas como um sacrifício necessário para adquirirmos os bens materiais... será que quando temos o tão desejado trabalho o sabemos honrar dando o melhor de nós na sua realização...?
É tempo de meditar e de nos responsabilizarmos pelas provas da nossa vida.

Se temos trabalho, seja qual for, agradeçamos a Deus, se não temos vamos lutar para o adquirir, sem desanimo, com alegria e confiança tudo constitui ensinamentos na nossa vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion