Direitos Humanos (8 de dezembro)

" Hoje, que o movimento espírita avançou bastante, vede com que rapidez as idéias de justiça e de renovação, contidas nos ditados dos Espíritos, são aceitas pela metade das pessoas inteligentes. É que essas idéias correspondem ao que há de divino em vós. É que estais preparados por uma semeadura fecunda: a do último século, que implantou na sociedade as grandes idéias de progresso. E como tudo se encadeia, sob as ordens do Altíssimo, todas as lições recebidas e assimiladas resultarão nessa mudança universal do amor ao próximo. Graças a ela, os Espíritos encarnados, melhor julgando e melhor sentindo, dar-se-ão as mãos até os confins do vosso planeta. Todos se reunirão, para entender-se e amar-se, destruindo todas as injustiças, todas as causas de desentendimento entre os povos"(E.S.E. Cap. XI, item 10)

"Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.
O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.
Desde o estabelecimento das Nações Unidas, em 1945 – em meio ao forte lembrete sobre a barbárie da Segunda Guerra Mundial –, um de seus objetivos fundamentais tem sido promover e encorajar o respeito aos direitos humanos para todos, conforme estipulado na Carta das Nações Unidas" (Definição de " O que são os Direitos Humanos?")

"Crede que estas sábias palavras: “Amai muito, para serdes amados”, seguirão os seus cursos. Esta máxima é revolucionária e segue uma rota firme e invariável. Mas vós já haveis progredido, vós que me escutais: sois infinitamente melhores do que há cem anos; de tal maneira vos modificastes para melhor, que aceitais hoje sem repulsa uma infinidade de idéias novas sobre a liberdade e a fraternidade, que antigamente teríeis rejeitado. Pois daqui a cem anos aceitará também, com a mesma facilidade, aquelas que ainda não puderam entrar na vossa cabeça." (E.S.E. Cap. XI, item 10)

"Qt. n° 803. Perante Deus, são iguais todos os homens?
“Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos. Dizeis frequentemente: “O Sol é luz para todos” e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais.”

Podemos encontrar todos os direitos humanos no livro dos Espíritos (3ª parte - Leis Morais), os Direitos Humanos, são os Direitos consagrados por Deus aos Homens.

Dia 10 de dezembro celebram-se os 67 anos da Declaração dos Direitos Humanos. 
Esta data traz um convite à reflexão, hoje que tanto se fala de minorias sociais, de refugiados, de carênciados...estão a ser cumpridos os Direitos Humanos?
Pensamos se as Nações os cumprem, se o Estado os cumpre...e nós???cumprimos???
Diante do estrangeiro desconhecido, do cigano, de... eu vejo um aspeto, uma cultura, uma diferença...ou eu vejo um homem, uma mulher, uma criança...???

Só vamos mudar o mundo quando conseguirmos mudar o mundo que existe dentro de nós.

Não é importante ser diferente, mas fazer a diferença!!!
Muita paz


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)