Constelação Familiar - dia do pai (14 de março)

"Laços de família não são destruídos pela reencarnação, como pensam certas pessoas. Pelo contrário, são fortalecidos e reapertados. O princípio oposto é que os destrói.
Os Espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e a semelhança de inclinações. Esses Espíritos, felizes de estarem juntos, procuram-se. A encarnação só os separa momentaneamente, pois que, uma vez retornando a erraticidade, eles se reencontram, como amigos na volta de uma viagem. Muitas vezes eles seguem juntos na encarnação, reunindo-se numa mesma família ou num mesmo círculo, e trabalham juntos para o seu progresso comum. Se uns estão encarnados e outros não, continuarão unidos pelo pensamento. Os que estão livres velam pelos que estão cativos, os mais adiantados procurando fazer progredir os retardatários. Após cada existência terão dado mais um passo na senda da perfeição.".
E. S. E. Cap. IX, item 18
"Q. 582. Pode-se considerar a paternidade como uma missão?
— É, sem contradita, uma missão. E ao mesmo tempo um dever muito grande, que implica, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade para o futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem. E lhes facilitou a tarefa dando à criança uma organização débil e delicada, que a torna acessível a todas as impressões.  Mas há os que mais se ocupam de endireitar as árvores do pomar e de fazê-las carregar de bons frutos do que endireitar o caracter do filho. Se este sucumbir por sua culpa, terão de sofre a pena, e os sofrimentos da criança na vida futura recairão sobre eles, porque não fizeram o que lhes competia para o seu adiantamento nas vias do bem."
Livro dos Espíritos

"Nada obstante o imenso valor que a Divindade confere ao instituto familiar para engendrar a evolução do Espírito, os indivíduos envolvidos nesse instituto nem sempre se acham suficientemente lúcidos, conscientes, quanto a esse valor. Admitem muitos que a família é mera convenção criada pelas diversas culturas  mundo e que, por isso, tê-la ou não é secundário; mantê-la bem ajustada ou não é questão de sorte. Só aos poucos, no rolar das experiências reencarnatórias, nos mais variados cadinhos familiares, é que cada Espírito vai acumulando não apenas conhecimentos, mas, também, sensibilidade para compreender o quanto uma família equilibrada auxilia o trabalho individual dos seus membros na rota do progresso que não se deve adiar."
Livro Desafios da Vida Familiar, De Raul Teixeira, pelo Espírito Camilo

 “(...) constelação familiar é sempre constituída por espíritos afins, seja pelas realizações nobilitantes do amor ou pelos graves compromissos perturbadores a que se vinculam em outras existências(...).” 
Livro  Constelação Familiar, de Divaldo P. Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis.

“…Ó espíritas! Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro…”  
Santo Agostinho  O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 09.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion