Ninguém perde aqueles que ama (19 de setembro)

Saber que nunca perdemos aqueles que amamos é uma das consolações, talvez a maior, que o Espiritismo nos traz.

Aqui partilhamos esta história, trazida por Chico Xavier e um excerto do Evangelho Segundo o Espiritismo.

"SaberTransformando Saudade em Caridade 

Hoje, em Uberaba, dia 13 de novembro de 1982, no culto evangélico ao ar livre no Abacateiro, junto a Chico Xavier, presenciamos um fato sublime e de grande significado. Uma família de São Paulo comemorava os 23 anos do jovem Roberto Muszkat, domiciliado presentemente no mundo espiritual. Liderados por seus pais, dona Sônia e dr. David, seus irmãos entoavam em prece muda o tradicional “parabéns para você. Sobre a mesa, um bolo de 40 quilos todo enfeitado, com palavras em glacê, saudando as crianças “convidadas” da Mata do Carrinho. Bolas coloridas e bonecas, balas e cadernos completavam a festa sui generis. Logo adiante, alguns amigos ainda distribuíam, em forma de brindes, o arroz, o feijão, o macarrão, a rosca salpicada de açúcar e muito carinho. Roberto era, ou diríamos melhor, é o filho mais velho de um casal unido e feliz. 
A desencarnação chegou bruscamente, roubando a sua presença física da convivência familiar. Foi como se aquele castelo enternecido de amor e paz desmoronasse. Sua mãe desesperada entregou-se às lágrimas; seu pai trancou-se em si mesmo, ocultando o pranto no trabalho; seus irmãos sentiram um estranho vazio, afinal como não mais ouvir a risada de Roberto? E assim o tempo corria célere. Mas a Misericórdia Divina não desampara ninguém. Dona Sônia, a mãe de Roberto, manifesta o desejo de vir a Uberaba conhecer o médium Chico Xavier. Quem sabe uma mensagem do filho querido fosse possível? Assim foi feito. Em contato com Chico, em uma das reuniões do Grupo Espírita da Prece, eis que Roberto transmite a sua primeira mensagem: “Mãezinha, papai, irmãos queridos, estou vivo!...”. 
Alegria, esperança, felicidade! Na mensagem, ele se refere a fatos impressionantes, apenas do conhecimento da família. De lá para cá, Roberto tem se manifestado com a regularidade possível. Depois de algum tempo, seu pai, o dr. David, também se faz presente em Uberaba. Lembro-me do que lhe disse Chico: Roberto me pede para falar com o senhor que quando Deus pediu o filho a Abraão, Ele não queria o filho; Ele queria Abraão... Ainda há poucos minutos atrás (escrevo estas linhas da mesa do Grupo Espírita da Prece, enquanto Chico psicografa uma mensagem belíssima de Maria Dolores), conversando com dona Sónia ela nos dizia: “Deus me levou um filho, mas aumentou a minha família”. E contou também que estiveram a tarde no Lar da Caridade, ex-Hospital do Pênfigo de Uberaba, fazendo a mesma distribuição comemorativa dos 23 anos de Roberto para mais de trezentas crianças. Estamos narrando tudo isso para que os irmãos sintam como a doutrina espírita modifica completamente a nossa concepção de vida. 
Quantos pais, ao invés de tornarem úteis as lembranças e as saudades dos filhos que partiram, debruçam-se sobre os túmulos vazios, entregando-se a lamentações improdutivas e até mesmo prejudiciais? Quantos, desesperados, dopam-se para anestesiar a dor da separação? E para nossa surpresa, eis que Roberto escreve uma vez mais do Além, agradecendo aos seus pais e aos seus irmãos pela festa de aniversario que lhe 64 proporcionaram junto aos mais carentes! Ele faz questão de explicar que não se comunicava para retribuir a festa, mas para confortar os familiares queridos que ainda sofriam pela separação. Agradece aos seus irmãos por terem “mexido” na poupança para a compra dos brinquedos repartidos com as crianças. 
Como os pais de Roberto Muszkat, muitos outros, que têm sido agraciados pelo mundo espiritual por comunicações de seus filhos desencarnados, promovem fartas distribuições quando comemoram na Terra o que seria mais um ano de vida daqueles que, atendendo à Divina Lei, demandaram outros páramos. São muitos já os componentes da Nave da Saudade, nome do grupo espírita fundado pelo amigo sr. Renê Strang, de Ribeirão Preto, que igualmente viu o filho querido, Renezinho, partir para o Além ainda muito jovem. Os componentes da Nave da Saudade estão em toda a parte, por que quem não terá um ente amado do outro lado da vida? Mas os que a Doutrina Espírita libertou não usam luto, não perdem a vontade de prosseguir vivendo, não se preocupam com custosos mausoléus, não estacionam, anos e anos, à frente de fotografias, indagando por que. 
O espiritismo nos auxilia a transformar a saudade em trabalho, a lágrima em prece, a solidão em amor aos tristes da estrada. Imaginemos o que não terá experimentado o espírito Roberto, do Alto, tendo como convidados para a sua festa de aniversário os coxos e os estropiados! Realmente, nenhuma festa do mundo pode ser comparada a esses momentos indescritíveis, quando, como nos fala o Evangelho, representando a Divindade, levamos o pão e o consolo aos lares que enfrentam provações diferentes das nossas. Parabéns, Roberto, nesta data querida, muitas felicidades, a eternidade lhe pertence! Obrigado, Chico."
(CAB, Chico e Roberto, o Aniversariante do Além, (dezembro de 1982) 

"Ah! essa dor se concebe entre os que não tem fé, e que vêem na morte a separação eterna. Mas vós, espíritas, sabeis que a alma vive melhor quando livre de seu invólucro corporal. Mães, vós sabeis que vossos filhos bem-aventurados estão perto de vós; sim, eles estão bem perto: seus corpos fluídicos vos envolvem, seus pensamentos vos protegem, vossa lembrança os inebria de contentamento; mas também as vossas dores sem razão os afligem, porque revela uma falta de fé e constituem uma revolta contra a vontade de Deus.
Vós que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações de vosso coração, chamando esses entes queridos. E se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós mesmas a consolação poderosa que faz secarem as lágrimas, e essas aspirações sedutoras, que vos mostram o futuro prometido pelo soberano Senhor."
ESE, cap.V - Perda de Pessoas Amadas e Mortes Permaturas
A Saudade permanece, mas será sempre um até já, pois os laços de amor duram além da vida física, acompanham o nosso Espírito imortal e fortalecem-se ao longo de várias jornadas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)