Cristianismo e Espiritismo (9 de janeiro)



         "HÁ UM ABISMO entre o  Cristo e o  Cristianismo, tão  grande quanto  o  abismo existente entre Jesus de Nazaré, filho de  José e Maria,  nascido em Nazaré,  na  Galiléia, e Jesus  Cristo, nascido  da  Constelação da Virgem,  na Cidade do  Rei  Davi em  Belém  da Judéia, segundo  o  mito hebraico  do  Messias. Por isso  a Civilização  Cristã, nascida  em sangue e em sangue alimentada,  não  possui o Espírito  de Jesus,  mas o  corpo mitológico  do Cristo, morto  e exangue. Por isso o Padre  Alta  estabeleceu, em Paris,  a diferença entre  o Cristianismo  do Cristo  e  o dos  seus vigários. Não podemos  condenar o processo  histórico,  que brotou, rude e impulsivo, das condições humanas de  civilizações agrárias  e pastoris, mas  não  é justo que o  conservemos em nosso  tempo de abertura para novas dimensões  da realidade humana  e da  realidade cósmica. O Mahatma  Gandi exclamou, ao ler  os Evangelhos:  "Como pôde  uma árvore como esta  dar  os frutos que conhecemos?" Kalil Gibran Kalil viu Jesus  de Nazaré encontrar-se com o Jesus dos Cristãos  uma colina  do Líbano, onde conversaram, e  Jesus de Nazaré retirar-se  murmurando:  "Não podemos nos entender.  Melanchton  assustou-se com  a depuração  da  Reforma e perguntou  a  Lutero: "Se  tiras tudo  dos Cristãos, o  que lhes pretendes dar?"  Lutero  respondeu: "Cristo." As atuais Teologias da Morte  de  Deus, nascidas  da loucura  de Nietsche,  provam a razão  de  Lutero. A Nova  Teologia  do Padre  Teilhard  de Chardian oferece-nos  os rumos da renovação. E o Papa João XXIII, um  camponez  que voltou ao campo, tentou  limpar a seara.  E tempo  de compreendermos  que Jesus  de Nazaré  não  voltou das  nuvens  de Betânia, mas em espírito  e verdade, para conduzir-nos  a  toda a  Verdade  Prometida." 
                                                                            Livro  Revisão do Cristianismo, de J. Herculano Pires
    
 "Jesus promete outro consolador: é o Espírito da Verdade, que o mundo ainda não conhece, pois quenão está suficientemente maduro para compreendê-lo, e que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para fazer lembrar o que Cristo disse. (...)
    
 "O Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo: o Espírito da Verdade preside ao seu estabelecimento. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas, fazendo compreender o que o Cristo só disse em parábolas. O Cristo disse: “que ouçam os que têm ouvidos para ouvir”. O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque ele fala sem figuras e alegorias. Levanta o véu propositalmente lançado sobre certos mistérios, e vem, por fim, trazer uma
suprema consolação aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, ao dar uma causa justa e um objetivo útil a todas as dores.(...)
          
Assim realiza o Espiritismo o que Jesus disse do consolador prometido:conhecimento das coisas, que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra, lembrança dos verdadeiros princípios da lei de Deus, e consolação pela fé e pela esperança."                         
                                                                                                                                 ESE. Cap. VI, item 4

  "O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros."
                                                                                                                                             Chico Xavier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)