Voluntariado - Dar sem esperar retribuição

No próximo dia 5 de dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntariado. Voluntário é todo aquele que de coração e movido por pensamentos e sentimentos salutares se coloca ao serviço do próximo, na prestação de um serviço, um apoio, etc. sem esperar receber qualquer retribuição.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, podemos encontrar o ensinamento de Jesus que nos convida a esta prática, do amor ao próximo colocado em ação - Caridade, cap.XIII-item 7 e 8 - Dar sem esperar retribuição.
"...quando deres um festim, convida os pobres e estropiados, os coxos e os cegos. E ficarás feliz por eles não terem meios de te retribuir, porque isso te será retribuído na ressurreição dos justos."

Jesus mostra-nos que não se deve fazer o bem, tendo em vista a retribuição, mas apenas o prazer de fazê-lo. O festim ou banquete representam a fartura ou possibilidade que temos em dar aos outros, compreendendo que pobres e estropiados simbolizam aqueles irmãos que vivem em condições mais difíceis  quer em termos materiais quer em termos de afeto. E quem de nós não tem irmãos nestas condições bem próximos,  no nosso próprio núcleo familiar, será primeiro a esses que somos chamados a convidar.

As crises sociais e económicas fazem-nos crescer e tornam os nossos corações mais sensíveis ao que nos rodeia, convidam-nos a colocamo-nos no lugar dos nossos irmãos e a seguir a máxima de Jesus "fazer aos outros o que gostávamos que nos fizessem".

Vamos então procurar ser mais solidários, mais voluntários, mais irmãos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)