Causas das aflições (26 fevereiro)


Diante das provas da vida, das dificuldades de toda a ordem que nos vão surgindo ao longo da nossa existência deparamo-nos com a necessidade cada vez maior de compreender o porquê. Sabendo que esse momento haveria de chegar ao Homem, Jesus, anunciou o consolador, que nos chegou como Doutrina Espírita.
No Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), encontramos a explicação consoladora e reconfortante, que nos ajuda a olhar para a nossa vida de forma mais atenta e responsável. No capitulo V, Bem Aventurados os Aflitos, encontramos a explicação para as nossas aflições.

Ninguém padece sem justa razão, pois Deus não o permitiria (Lei de Causa Efeito). Portanto, em nossas aflições, procuremos consolo na paciência e na resignação, lembrando sempre que a vida futura nos revela sublimes alegrias.

Uma auto-análise sincera revelará que, na maioria das vezes somos causadores dos nossos sofrimentos. Eles existem para nos advertir que erramos e para percebermos a diferença entre o bem e o mal. Usemos então essa experiência para nos melhorarmos, tendo como suporte os ensinamentos de Jesus.
Todo o sofrimento, quando não é uma prova escolhida pelo próprio espírito para mais rápido progredir, caso em que geralmente é aceite com resignação, é fruto de erros praticados nesta ou noutra vida. A certeza da justiça de Deus nos dá a paciência e a resignação para o aceitarmos, transformando-o em ocasião de progresso espiritual.

"Todas as nossas acções são submetidas às leis de Deus; não há nenhuma delas, por mais insignificante que nos pareça, que não possa ser uma violação dessas leis. Se sofremos as consequências dessa violação, não nos devemos queixar senão de nós mesmos, que nos fazemos assim os artífices da nossa felicidade ou da nossa infelicidade futura."
Livro do Espíritos, qt.964

O esquecimento do passado, ao invés de castigo, é dádiva celeste, pois, através dele, ocultamos aos outros e a nós mesmos os erros cometidos. Porém, a voz da consciência não deixa de nos apontar as más tendências, advertindo-nos de que é preciso corrigi-las.
Roteiro Sistematizado do ESE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)