Será que nasci na família certa...? (2 de março)


Quantas vezes, desde a juventude colocamos esta questão "Será que nasci na família certa...?"

questionamo-nos por diferentes motivos: crise de adolescência, diferença de gostos, formas de pensar, de estar na vida...questão que muitas vezes nos acompanha e nos icomóda ao longo de toda a existência terrena.

A Doutrina Espírita, consolador prometido, vem-nos ajudar a compreender, para que possamos aceitar. Compreender as diferenças familiares que por vezes são geradoras de conflito e sofrimento.
"O ambiente familiar é ao mesmo tempo, escola de fraternidade e oficina de progresso. Através de sucessivas encarnações, em que somos ora pais ora filhos, aprendemos a amar e a perdoar e, na condição de irmãos, nos aproximamos de Deus Pai" (roteiro sistematizado para o estudo do ESE)

”Você nasceu no lar que precisava nascer, vestiu o corpo físico que merecia, mora onde melhor Deus lhe proporcionou, de acordo com o seu adiantamento.
Você possui os recursos financeiros coerentes com as suas necessidades… nem mais, nem menos, mas o justo para as suas lutas terrenas.
Seu ambiente de trabalho é o que você elegeu espontaneamente para a sua realização.
Seus parentes e amigos são as almas que você mesmo atraiu, com sua própria afinidade.
Portanto, o seu destino está constantemente sob o seu controle.
Você escolhe, recolhe, elege, atrai, busca, expulsa, modifica tudo aquilo que lhe rodeia a existência.
Seus pensamentos e vontades são a chave dos seus atos e atitudes. São as fontes de atração e repulsão na jornada da sua vivência.
Não reclame, nem se faça de vítima. Antes de tudo, analise e observe.
A mudança está em suas mãos.
Reprograme a sua meta, busque o bem e você viverá melhor.
Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Chico Xavier (1910-2002))

Porém, também encontramos no ambiente doméstico aqueles que são para nós faróis, que enchem a nossa vida de alegria, que nos sustentam nos momentos dificeis, afeições que duram para sempre.

"...a afeição sincera mantém-nos unidos tanto na Terra como no céu, tornando esses laços mais estreitos a cada nova encarnação."
(roteiro sistematizado para o estudo do ESE)

Cada encarnação é uma oportunidade abençoada para estreitarmos laços, trabalharmos as nossas imperfeições e aprendermos a ser tolerantes e indulgentes para com as imperfeições dos outros. É neste sentido que o Lar é escola abençoada lugar sagrado das maiores aprendizagens.

Sim! Nascemos na família certa...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion