160 anos do Livro dos Espíritos

É com a mais elevada gratidão a Kardec, aos Espíritos Superiores envolvidos na causa e sobretudo a Jesus Governador da Terra, que hoje assinalamos os 160 anos da publicação do Livro dos Espíritos
O primeiro passo para a chegada do Consolador prometido. 

O Livro dos Espíritos (Le Livre des Esprits) é o primeiro livro sobre a Doutrina Espírita, publicado pelo educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudónimo Allan Kardec. É uma das obras básicas do espiritismo.

A obra veio a público em 18 de abril de 1857, lançada no Palais Royal, em Paris, na forma de perguntas e respostas, originalmente compreendendo 501 itens. Foi fruto dos estudos de Kardec sobre os fenómenos das mesas girantes, difundidos por toda a Europa em meados do  século XIX, e que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediunica. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.

Mais tarde em 1860, com apenas um ano do lançamento da Revista Espírita, Allan Kardec reuniu subsídios suficientes para publicar a segunda edição de O Livro dos Espíritos fundindo mais um conjunto de instruções que possuía, e aproveitando para dar à distribuição das matérias uma ordem muito mais metódica, suprimindo ao mesmo tempo tudo quanto tivesse duplo sentido e inserindo notas explicativas.Conforme assevera ele mesmo na Revista Espírita de julho de 1860.

As médiuns que serviram a esse trabalho foram inicialmente as jovens Caroline e Julie Boudin (respectivamente, com 16 e 14 anos à época), às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (com 18 anos à época) e a senhorita Ermmance Defaux (14 anos na época), que tinha como guia espiritual São Luiz. no processo de revisão do livro. Após o primeiro esboço, o método das perguntas e respostas foi submetido à comparação com as comunicações obtidas por outros médiuns franceses, num total de "mais de dez", nas palavras de Kardec, cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação do texto. 
(fonte: wikipédia)

Em 2014 a Federação Espírita Portuguesa Editou esta obra fundadora da Doutrina Espirita, primeira obra do pentateuco Kardequiano.
A obra divide-se em quatro "livros", que abordam respectivamente:
Das causas primárias 
Do mundo dos Espíritos 
Das leis morais
Das esperanças e consolações 



Vale a pena ler, vale a pena conhecer, vale a pena estudar...O ESPIRITISMO!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)