Vícios e AutoConsciência (27 de junho)

 " Q.913. Entre os vícios, qual o que podemos considerar radical?
  — Já o dissemos muitas vezes: o egoísmo. Dele se deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos existe o egoísmo. Por   mais que luteis contra eles, não chegareis a extirpá-los enquanto não os atacardes pela raiz, enquanto não lhes houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços tendam para esse fim, porque nele se encontra a verdadeira chaga da sociedade. Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ele neutraliza todas as outras qualidades."
Livro dos Espíritos.

“Ausência de metas superiores gera um vazio existencial (…) a única busca que interessa ao individuo é a do prazer sem discernimento. Em consequência abrem-se espaços para o desenvolvimento de vícios devoradores.”

 “Para superar os vícios, é fundamental reconhecer a sua influência. Se um individuo percebe que a sua vida é regida por um ou mais tipos de dependência, deve identificar aquilo que o torna um escravo por livre opção.”
Vivência do Amor em Família, Divaldo Franco


 "As atitudes que caracterizam a pessoa resultam do convívio social e das aspirações cultivadas, gerando a consciência individual, que responde pela do grupo social, face à aplicação dos valores adquiridos.  Ressaltam, no comportamento, as ambições do desejo, responsáveis pelo  grau de libertação emocional, ou presídio, no qual o ser transita pelos vínculos que se permite desenvolver.  A pessoa é, acima de tudo, a sua mente. O que elabora, torna-se; quanto cultiva, experimenta.  A mente algema e libera, necessitando de austeras disciplinas para ser  comandada, ao invés de ser a dominadora irredutível.  Nesse imperativo, o desejo expressa a qualidade evolutiva da pessoa, respondendo pela conduta e pelos fatores daí decorrentes. O comportamento impõe necessidades e as expressa simultaneamente, definindo a pessoa.  Somente o autoconhecimento favorece o comportamento com as possibilidades de desenvolvimento pessoal, estruturador profundo do ser imortal.(...) O autodescobrimento tem por finalidade conscientizar a pessoa a respeito do que necessita, de como realizá-lo e quando dar início à nova fase.  Acomodada aos estados habituais, não se dá conta das incalculáveis  possibilidades que lhe estão ao alcance, bastando-lhe apenas dispor-se a desdobrá-las."
"O Ser Consciente" de Divaldo Pereira Franco e Joanna de Ângelis.
"Q. 909.-  0 homem poderia sempre vencer as suas más tendências pelos seus próprios esforços?
— Sim, e às vezes com pouco esforço; o que lhe falta é a vontade. Ah!, como são poucos os que se esforçam!" L. E.
"O homem quer ser feliz: esse sentimento está na sua própria natureza; eis porque ele trabalha sem cessar para melhorar a sua situação na Terra, e procura as causas de seus males para os remediar. Quando compreender bem que o egoísmo é uma dessas causas, aquela que engendra o orgulho, a ambição, a cupidez, a inveja, o ódio, o ciúme, dos quais a todo momento ele é vítima, que leva a perturbação a todas as relações sociais, provoca as dissensões, destrói a confiança, obrigando-o a se manter constantemente numa atitude de defesa em face do seu vizinho, e que, enfim, do amigo faz um inimigo, então ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua própria felicidade. Acrescentaremos que é incompatível com a sua própria segurança. Dessa maneira, quanto mais sofrer mais sentirá a necessidade de o combater, como combate a peste, os animais daninhos e todos os outros flagelos. A isso será solicitado pelo seu próprio interesse.

"Livro dos Espíritos, comentário de Kardec na Q. n 917

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion