Benefícios da Indulgência (22 de agosto)

"Espíritas, queremos hoje vos falar da indulgência, esse sentimento tão doce, tão fraternal,que todo
homem deve ter para com os seus irmãos, mas que tão poucos praticam. A indulgência não vê os defeitos alheios, e se os vê, evita comentá-los e divulgá-los. Oculta-os, pelo contrário, evitando que se propaguem, e se a malevolência os descobre, tem sempre uma desculpa à mão para os disfarçar, mas
uma desculpa plausível, séria, e não daquelas que, fingindo atenuar a falta, a fazem ressaltar com pérfida astúcia. 
A indulgência jamais se preocupa com os maus atos alheios, a menos que seja para
prestar um serviço, mas ainda assim com o cuidado de os atenuar tanto quanto possível. Não faz observações chocantes, nem traz censuras nos lábios, mas apenas conselhos, quase sempre velados."
E.S.E.Cap. X, item 16

"A indulgência sacia a sede de compreensão e acalma o coração por vezes atormentado pela culpa. Ela atrai quem mais necessita de amparo e compreensão. E especialmente ergue em direção ao refazimento do caminho, à reparação dos erros praticados. O esforço em ver o próximo de forma positiva torna mais fácil gostar dele e estabelecer vínculos de genuína fraternidade, na medida em que ninguém almeja ser amigo de réprobos, mas, sim, de criaturas dignas. Pode-se concluir que a indulgência, além de se inserir no âmbito maior da salvação do Espírito, rumo ao seu angelical destino, também possui o condão de salvar os relacionamentos humanos, ao conduzi-los a um patamar saudável de auxílio e amparo mútuos. Ela salva o coração do homem da indiferença e da severidade.
A indulgência, como componente da caridade, não é só a meta (a libertação final, fruto da vivência perfeita), mas também o caminho, ao viabilizar a fraternidade entre seres ainda imperfeitos, mas que sonham com a perfeição e precisam se auxiliar em sua caminhada."
             Jornal Mundo Espírita do Paraná, de Janeiro/2011 artigo escrito Por Dineude Paula

"Q.886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

      - Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas."
Livro dos Espíritos

"Espiritismo, doutrina consoladora e bendita, felizes os que te conhecem e empregam proveitosamente os salutares ensinos dos Espíritos do Senhor! Para esses, o ensino é claro, e ao longo de todo o caminho eles podem ler estas palavras, que lhes indicam a maneira de atingir o alvo: caridade prática, caridade para o próximo como para si mesmo. Em uma palavra, caridade para com todos e amor de Deus sobre todas as coisas, porque o amor de Deus resume todos os deveres, e porque é impossível amar a Deus sem praticar a caridade, da qual Ele faz uma lei para todas as criaturas."
E.S.E. Cap. X, item 18

Infelizmente muitos não conhecem o significado do termo indulgência e pior ainda pouco é colocado em prática. A indulgência vem como progresso da nossa alma, qualidade difícil de trabalhar, mas que muito enobrece a alma humana.
Sem que nos apercebamos entre as nossas limitações e as limitações daqueles que caminham connosco, ligamo-nos à Rádio Umbral, curioso é que a nossa boca procura harmonia, meditação, retiros muito na moda, mas a nossa prática...essa leva-nos a outros caminhos.
Aqui vale um dos grandes ensinamentos do Mestre Jesus "Vigiai e Orai", a nós mesmos, claro!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)