Doença Mental ou Problema Espiritual - Obsessão (5 de março)

Imperfeições morais geram doenças mentais através da lei de Ação - Reação.


“Temos que ter em conta  os fatores cármicos que incidem em cada caso, e que vão impor ao devedor o precioso reajuste com as leis divinas, usando o recurso da doença-resgate, expiação purgante de elevado beneficio para todos nós.”

Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco,“Grilhões partidos”

Dentro das doenças mentais podemos encontrar a epilepsia, doença bipolar, esquizofrenia...abordaremos neste trabalho estas doenças do ponto de vista espiritual.

E como diria o Apostolo Paulo:
"Todos estamos acompanhados, uns são obsideados outros iluminados."

Aqui temos a obsessão como problema espiritual, processo que também poderá derivar em doença mental. No Livro dos Espíritos podemos encontrar valiosos esclarecimentos acerca dos processos obsessivos, como por exemplos nas questões:

473. Pode um Espírito, momentaneamente, revestir-se do invólucro de uma pessoa viva, quer dizer, introduzir-se num corpo animado e agir em substituição ao Espírito que nele se encontra encarnado?


Um Espírito não entra num corpo como entra numa casa; ele assimila-se a um Espírito encarnado que tem os seus mesmos defeitos e as suas mesmas qualidades, para agir conjuntamente; mas é sempre o Espírito encarnado que age como quer sobre a matéria de que está revestido.

Um Espírito não pode substituir-se ao que se acha encarnado, porque o Espírito e o corpo estão ligados até o tempo marcado para o termo da existência material.


474. Se não há possessão propriamente dita, quer dizer, coabitação de dois Espíritos no mesmo corpo, a alma pode encontrar-se na dependência de um outro Espírito, de maneira a se ver por ele subjugada ou obsedada a ponto de ser sua vontade, de alguma forma, paralisada?
Sim, e são esses os verdadeiros possessos; mas ficai sabendo que essa denominação não se efetua jamais sem a participação daquele que sofre, seja por sua fraqueza, seja pelo seu desejo.
Frequentemente se têm tomado por possessos criaturas epiléticas ou loucas, que mais necessitam de médico do que de exorcismo.

Abordaremos estas e muitas outras questões em torno do tema, mas principalmente como sair destes processos obsessivos, como tratar a doença mental do ponto de vista clinico e espiritual.
“(…) ninguém pode avançar livremente para o amanhã, sem pagar os compromissos de ontem(…)"
Nos Domínios da Mediunidade


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)