Revisão do conhecimento da Doutrina dos Espíritos, codificação, descodificada por Allan Kardec aplicada na nossa Vida (21 de março)


"Revisão do conhecimento da Doutrina dos Espíritos, codificação, descodificada por Allan Kardec aplicada na nossa Vida - Tempo para evoluir no Planeta Terra à Luz do Espiritismo." 

“Naître, mourir, renaître encore et progresser sans cesse, telle est La loi."
“Nascer, morrer e renascer, e progredir sem cessar, tal é a Lei”

Frase escrita no Túmulo de Allan Kardec
(— O túmulo de Allan Kardec está no Cemitério do Père-Lachaise, em Paris, onde é muito visitado por turistas (e é o túmulo mais florido). Mas Kardec não foi sepultado originalmente neste cemitério. Primeiro o corpo foi para o Cemitério de Montmartre, em 1869. Um ano depois, foi transferido para o Père-Lachaise.)

Não há engano, nascemos e passamos por tudo o temos que passar, e que é, a única forma que temos para experimentar - colocar em prática - o que vamos aprendendo a compreender com o estudo da Doutrina dos Espíritos.
Os princípios fundamentais Da Doutrina Espírita:
1 ) a existência de Deus;
2 ) a imortalidade da alma, pois ela vive após a morte do corpo;
3 ) a evolução do espírito até atingir a perfeição através das reencarnações; e
4 ) a comunicação dos espíritos desencarnados com os encarnados.

O Espiritismo ajuda a entender que, as leis da Natureza, fazem parte de um Plano, que Deus tem para nós.
Deus não precisa de desculpas, não precisa de gratidão ou favores, somos nós que temos essa necessidade.
Estamos a falar da nossa evolução, não há evolução sem nos melhorarmos, não conseguimos ser melhores se não passarmos pelo que devemos passar, para conseguirmos compreender, de forma lúcida, as Leis da Natureza, ou seja, as Leis de Deus.
Temos necessidade de sentir raiva, de ter medos, de ter sentimentos e emoções primárias, só quando conseguirmos perceber que são naturais, que são necessárias, quando estivermos prontos para as assumir e aceitar, só nessa altura podemos mudar alguma coisa em nós. Só nessa altura podemos acertar, dentro do nosso conhecimento, o equilíbrio evolutivo, dentro das leis da Natureza.
Nada é fora da Natureza, nem nós, que teimamos em distorcer a realidade a "nosso favor", camuflados na nossa forma de ser, escondemos quem realmente somos, até para nós mesmo, e sem perceber, estamos a adiar o inevitável - chegar à maturidade de seres mais evoluídos e mais Felizes.

- Que ajuda nos traz a Doutrina dos Espíritos, através do conhecimento adquirido no seu estudo?
- Como temos praticado o que vamos conseguindo aprender e compreender, quando estudamos a Doutrina dos Espíritos?
São questões que precisamos começar a colocar-nos, escutar as respostas sinceras dentro da nossa mente, perceber se os nossos sentimentos, estão em sintonia com as atitudes, se estão igualmente equilibradas.
- Não estão?
- Porquê?
Então devemos raciocinar, entender, aceitar, perdoar, sem culpas, no entanto, com responsabilidade, e voltar a repetir as lições necessárias para melhorar, para evoluir.
Aprender e agradecer as lições, por mais dolorosas que nos chegam, são acertos, são novas oportunidades que Deus nos dá para repor o nosso equilíbrio, mesmo que primeiramente nos pareçam impossíveis de ultrapassar.
Só assim chegamos à tão desejada e apregoada "Verdadeira Felicidade".

"Os Bons Espíritas
O Espiritismo bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, conduz forçosamente aos resultados acima, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o verdadeiro cristão, pois um e outro são a mesma coisa. O Espiritismo não cria uma nova moral, mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida e esclarecida aos que duvidam ou vacilam." - E.S.E. Sede Perfeitos - Cap.- 17, item 4

"O que se deve entender por lei natural?
— A natural é a lei de Deus; é a única necessária à felicidade
do homem; ela lhe indica o que ele deve fazer ou não fazer e
ele só se torna infeliz porque dela se afasta.” - Livro dos Espíritos, questão nº 614.
Está na terceira parte do Livro dos Espíritos.

- TEMOS LIVRE-ARBÍTRIO - outra dádiva que o nosso Pai nos deu - podemos sempre escolher entre fazer bem ou não, mesmo não fazendo o bem, nada se perde, somos nós que perdemos mais uma oportunidade, mas fica a lição. Nova oportunidade surgirá oportunamente para poder fazer o acerto e voltar ao equilíbrio da Natureza Divina.
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações. Enquanto um se compraz no seu horizonte limitado, o outro, que compreende a existência de alguma coisa melhor, esforça-se para se libertar, e sempre o consegue, quando dispõe de uma vontade firme."- E.S.E. Sede Perfeitos - Cap.- 17, item 4

Tudo na Natureza se encaixa, pois obedece às suas Leis:
Cap. 1 – A LEI DIVINA OU NATURAL
Cap. 2 – LEI DE ADORAÇÃO
Cap. 3 – LEI DO TRABALHO
Cap. 4 – LEI DA REPRODUÇÃO
Cap. 5 – LEI DE CONSERVAÇÃO
Cap. 6 – LEI DE DESTRUIÇÃO
Cap. 7 – LEI DE SOCIEDADE
Cap. 8 – LEI DO PROGRESSO
Cap. 9 – LEI DE IGUALDADE
Cap. 10 – LEI DE LIBERDADE
Cap. 11 – LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE
Onze Leis Divinas que precisamos obedecer para chegarmos a este propósito:
Cap. 12 – PERFEIÇÃO MORAL
"O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei do amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, sobrelevando-se à humanidade, ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento! Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, — amor — fez estremecerem os povos (...) O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda a riqueza futura depende do trabalho atual. E mais que os bens terrenos, ele vos conduzirá à gloriosa elevação. Será então que, compreendendo a lei do amor, que une a todos os seres, nela buscareis os suaves prazeres da alma, que são o prelúdio das alegrias celestes." - E.S.E. Lei de Amor - Cap.- 11, item 8

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." - Chico Xavier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)