Lei do Trabalho (1 de maio)

 "As qualidades inatas que possuem os habitantes da Terra são a prova de que eles já viveram e de que realizaram um certo progresso, mas os numerosos vícios aos quais estão inclinados também são o indicio de uma grande imperfeição moral. Eis porque Deus os colocou sobre um a terra ingrata para ali expiarem suas faltas por um trabalho penoso e pelas misérias da vida, até que tenham mérito para irem para um mundo mais feliz."
ESE, cap.III- item  13

O trabalho é para o homem ferramenta de aperfeiçoamento intelectual e moral. A Lei do trabalho é uma das Leis Morais presentes no Livro dos Espíritos, onde podemos encontrar valiosa informação. Destacamos as questões:

674. A necessidade do trabalho é uma lei da Natureza?
- O trabalho é uma lei da Natureza e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres.

675. Só devemos entender por trabalho as ocupações materiais?
- Não, o Espírito também trabalha, como o corpo. Toda a ocupação útil é trabalho.

676. Por que o trabalho é imposto ao homem?
- É uma consequência da sua natureza corpórea. É uma expiação, e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância intelectual; eis porque ele deve a sua alimentação, a sua segurança e o seu bem-estar ao seu trabalho e à sua atividade. Ao de físico franzino, Deus concedeu a inteligência para o compensar; mas há sempre trabalho.

Procuremos então trabalhar de forma árdua em cada dia que estamos na terra, pois o nosso crescimento é proporcional ao nosso trabalho.

"Podemos não fazer aquilo que gostamos, mas devemos aprender a gostar daquilo que fazemos."

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)