Vivamos a Páscoa-transformação (3 de abril)


O Espiritismo não celebra a Páscoa, mas respeita as manifestações de religiosidade das diversas igrejas cristãs.

Páscoa ou passagem simbolizam a libertação do povo hebreu da escravidão sofrida durante séculos no Egito, mas no Cristianismo comemora-se a ressurreição do Cristo, que se deu na Páscoa judaica do ano 33 da nossa era, e celebra a continuidade da vida.

A Doutrina Espirita, aponta para as manifestações psiquicas- mediunidade, como forma de fazer compreender o fenómeno vivido por Jesus, durante os 40 dias em que permaneceu com os apóstolos após a morte do seu corpo físico, dado que nada ocorre fora das Leis da Natureza, as Leis de Deus.
Jesus apareceu a Maria de Magdala e a outras mulheres, aos seus apóstolos, convidando Tomé a tocar-lhe a chaga do peito.
Jesus quis mostrar que a vida espiritual era uma realidade, assim apareceu também a dois viajantes na estrada de Jope e a quinhentas testemunhas na Galileia, para mostrar que não se tratava de uma alucinação.

"...se retirando deles sendo elevado para o céu..."
A Ascenção de Jesus, dá-se, pois, o seu corpo já não era material, era energia condensada que se foi transformando num foco de luz e progressivamente diminuindo a condensação da energia.

No ESE, cap.XXIV-item18, podemos encontrar:

"Chamando para junto de si o povo, com seus discípulos,ele lhes disse:"Se alguém quer me seguir, que renuncie a si mesmo, que pegue a sua cruz e me siga; porque aquele que quiser salvar a si mesmo, se perderá; e aquele que se perder por amor de mim e do Evangelho, se salvará. Com efeito, de que servirá a um homem ganhar todo o mundo, e perder a si mesmo?"

À semelhança de Jesus, cada um tem sua cruz para carregar, uma Páscoa para viver...
Jesus convida-nos a procurar o bem de todos em detrimento da busca egoísta que beneficia apenas o próprio, aceitando com resignação e animo as provas e resgates pelos quais temos que passar.
Devemos tomar Jesus como modelo, procurando nos seus exemplos as diretrizes para a nossa vida, já que a sua passagem pela Terra foi puro ensinamento do Natal até à Páscoa, momento em que nos deixou o derradeiro exemplo de abnegação, humildade, indulgência e amor.

O verdadeiro sentido da Páscoa é a passagem da morte para a vida.
Que possamos renascer a cada dia, a cada instante, seja para um novo modo de vida, para o amor.

Comemoremos a Páscoa-transformação, rumo a uma vida plena...!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)