Fora da Caridade não há salvação (24 de julho)



 CARIDADE = BENEVOLÊNCIA para com todos, INDULGÊNCIA para as imperfeições dos outros, PERDÃO das ofensas.


 "A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; - não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.  
Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade." 
(S. PAULO, 1ª Epístola aos Coríntios, cap. XIII, vv. 1 a 7 e 13.)   

A Caridade, por ser independente dos recursos intelectuais, de crenças religiosas, de fé,...,está ao alcance de todas as pessoas. Por isso, São Paulo a colocou, tão enfaticamente, acima de todas as virtudes.

"Fora da Caridade não há salvação (...) Submetei todas as vossas ações ao controle da Caridade, e a vossa consciência não somente vos impedirá de fazer o mal, mas vos fará praticar o bem, porque não é suficiente uma virtude negativa, é preciso uma virtude ativa. Para fazer o bem, necessita-se sempre da ação da vontade, para deixar de fazer o mal, basta, muitas vezes, o não fazer nada, a indiferença."
ESE, cap.XV-item 10



A religião não é fim, é meio; ela não salva, esclarece.  
Apenas a ação permanente, no campo da caridade, nos conduz a Deus. 
A CARIDADE é o AMOR em ação!!!

  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)