Buscai e achareis (23 de outubro)

Desde o começo da existência do homem, este tem vindo a travar incessantes buscas, a fim, de alcançar melhores condições de vida. Essa procura continua de satisfazer necessidades e gostos fez com que o homem evoluísse em vários sentidos. Porém tendencialmente e porque faz parte da dureza dos nossos corações essa evolução tem sido bem maior ao nível intelectual e tecnológico, com o passar do tempo qual pássaro que precisa voar, e só tendo desenvolvido uma asas não sairá da proximidade do chão, é chegada a hora de fazer crescer e fortalecer a outra asa, a asa moral, mas aqui, a busca tem que ser feita de dentro para fora e não da forma inversa à qual nos habituámos. 

No ESE encontramos no cap.XXV:
"Buscai e achareis, pedi e obtereis, batei e abrir-se-vos-á" 
Ensinamento dado pelo Mestre Jesus, dizendo-nos que nos devemos esforçar na busca do que necessitamos, uma vez que a ajuda de Deus só ocorre para quem trabalha e se empenha na procura do desejado, usando a humildade, sinceridade, fé e confiança.
"ajuda-te a ti mesmo"
É necessário que o homem coloque todo o seu esforço  no trabalho digno e edificante em prol de si mesmo e do seu semelhante. Para isso deve utilizar todos os recursos orgânicos, materiais e intelectuais que possui. A lei do trabalho é uma lei natural que conduz o homem ao progresso.
"Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá..."

Contudo, nós oramos, fazemos inúmeros pedidos a Deus, sem noção de que nem sabemos pedir, o que pedimos está na ordem da nossa grandeza moral, se somos pouco evoluídos e muito apegados à matéria os nossos pedidos são mesquinhos, fúteis e materialistas, bem distantes ainda dos ensinamentos de Jesus (amor e caridade). Será então que basta pedir, ou devemos pensar bem no que pedir, concentrando o nosso pedido no que nos é verdadeiramente necessário: tolerância, paciência, fé, amor...
Oremos, elevemos o nosso pensamento ao Pai maior e num momento especial de humilde comunhão façamos o nosso pedido fervorosamente, o pedido do que faz falta à nossa alma. Que desta forma, possamos fazer a busca moral e espiritual que tanta falta nos faz para que possamos desenvolver a nossa "outra asa e voar".



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)