Por que Jesus falava por parábolas (16 de outubro)

"Não se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire e sim, sobre o candeeiro, a fim de que ela ilumine todos aqueles que estão em casa." (Mateus, V:15)
ESE, cap.XXIV, item 1 

Queria Jesus com estas palavras dizer que aquele que possui conhecimentos das leis divinas não deve guardá-lo para si, mas divulgá-lo através da palavra e sobre tudo do exemplo, pois o exemplo pesa muito mais do que as palavras, e foi sem duvida o exemplo de Jesus e a verdade do seus ensinamentos que fez viver até hoje a sua palavra.

Mas por que Jesus falava por meio de parábolas?
Jesus falava por meio de parábolas  porque as verdades eternas contidas em suas parábolas só podiam ser compreendidas por aqueles que já possuíam um determinado grau de adiantamento. E desta forma, os ensinamentos de Jesus continuam tão atuais como há 2000 anos mas apenas mais perceptíveis para aqueles que já evoluíram moralmente a ponto de os compreender e principalmente de os colocar em prática.

O que o homem ainda não pode compreender lhe será sucessivamente desvendado, se não na Terra em mundos mais avançados.

Não nos esqueçamos de que devemos espalhar os conhecimentos que possuimos em benefício de todos, pois a verdade não é para ser escondida de ninguém.
Entretanto, ela pode ser gradualmente percebida por aqueles que se propõem a ir ao seu encontro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)