Destinação da Terra (29 de janeiro)


Mundos de Expiação e de Prova, condição da Terra

Lugares em que se encarna para expiar os erros, isto é, para compensar, reparar, pagar esses erros ou sofrer as suas consequências.

“As qualidade inatas que possuem são a prova de que eles já viveram e de que realizam um certo progresso, mas os numerosos vícios aos quais estão inclinados também são o indicio de uma grande imperfeição moral. Eis porque Deus os colocou sobre uma terra ingrata para ali expiarem as suas faltas por um trabalho penoso e pelas misérias da vida, até que tenham mérito para irem para um mundo mais feliz.”                               ESE, Cap.III- item13

“A situação material e moral da humanidade terrestre nada tem de espantoso, se levarmos em consideração o destino da Terra e a natureza daqueles que a habitam.”       ESE; Cap.III-item 6

 A Terra pode ser comparada a um hospital ou a uma prisão, onde se está enquanto necessitamos, não sendo lugares de prazer, mas de onde saímos logo que tenhamos condições para tal.

Progressão dos Mundos

"A Terra, de acordo com a lei de progresso, esteve, tanto material como moralmente, em um estado inferior ao que se encontra atualmente, e atingirá um grau mais adiantado nesse duplo aspeto. Ela chegou a um dos seus períodos de transformação, onde de mundo expiatório, vai se transformar em mundo regenerador. Então os homens serão felizes na Terra, porque nela reinará a lei de Deus."                                                                       (Santo Agostinho. Paris, 1862)


A Terra é uma escola de fraternidade e de reparação. Nela habitam espíritos ainda endividados com a providência Divina e que aí encontram meios para se corrigir, através do sofrimento regenerador e do esforço em dominar suas más tendências – causas das misérias humanas.
Compreendemos assim, que seguir a Lei de Amor, proposta por Jesus é o caminho, se queremos transitar com o nosso Planeta. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion