Carnaval à Luz do Espiritismo (4 março)

"Entrai pela porta estreita, porque a porta da perdição é larga..."
"A porta da perdição é larga, porque as más paixões são numerosas e o caminho do mal é o mais frequentado. A da salvação é estreita porque o homem que deseja transpô-la deve fazer grandes esforços para vencer as suas más tendências, e poucos se resignam a isso. Completa-se a máxima: São muitos os chamados e poucos os escolhidos. "

ESE, Cap.XVIII-item 5

Tal como existe a Lei de Trabalho também existe a Lei de descanso, o homem necessita de espairecer, repor as forças. Procurar a alegria faz parte da nossa existência. Porém, para repor forças e espairecer, basta uma mudança de atividade que nos traga bem estar e alegria.

A verdadeira alegria é a que perdura em nós, e não aquela que se encontra confinada a um determinado momento e depois deste, se transforma em tristeza e perturbação mental. A alegria que se procura na folia do carnaval é esta ultima, que traz consigo a fatura de todos os excessos cometidos nesses dias, e que por vezes, nem todo o ano que se segue e nem mesmo toda a existência na terra chegam para o justo acerto.

Somos convidados a pensar que em ritmo de desorganizada folia, só em portas muito largas poderemos passar, mas que depois desses dias, passada a ilusão, queremos para nós os bens da alma reservados aos que transpõe a porta estreita, é então que a nossa alma é visitada pelo desalento e as aflições cujas causas estão nas nossas escolhas de cada dia.

O carnaval deve ser vivido com um mínimo de bom senso e de sentido de responsabilidade, o que não é bom nos outros dias do ano, não pode passar a sê-lo, só por ser carnaval.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)