Caridade Material e MORAL (22 de julho)



"Sendo o egoísmo a terrível chaga moral que consome a sociedade, o altruísmo se lhe opõe, tornando-se nobre sentimento de solidariedade, de compaixão, de socorro..."
"O altruísmo é recurso de alta monta a ser utilizado, a fim de despertar as emoções do amor e do perdão, da misericórdia e da caridade."
                                                 "Atitudes Renovadas", Divaldo Franco pelo esp. Joanna d´Angelis





Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
      — Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas.
Comentário de Kardec: O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça, porque amar ao próximo é fazer-lhe todo o bem possível, que desejaríamos que nos fosse feito. Tal é o sentido das palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, como irmãos”.
      A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. Ela nos manda ser indulgentes, porque temos necessidade de indulgência, e nos proíbe humilhar o infortúnio, ao contrário do que comumente se pratica. Se um rico nos procura, atendemo-lo com excesso de consideração e atenção, mas se é um pobre, parece que não nos devemos incomodar com ele. Quanto mais, entretanto, sua posição é lastimável, mais devemos temer aumentar-lhe a desgraça pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar o inferior aos seus próprios olhos, diminuindo a distância entre ambos.
                                                                                                                               Qt.886 Livro dos Espíritos
"...O Espírito, ...está sempre colocado entre um superior que o guia e aperfeiçoa e um inferior perante o qual tem deveres iguais a cumprir. Sede, portanto, caridosos, ...ide ao encontro das misérias ocultas. Sede indulgente para com os erros dos vossos semelhantes. Em lugar de desprezar a ignorância e o vício, instruí-os e moralizai-os. Sede afáveis e benevolentes para com todos os que vos são inferiores."
(São Vicente de Paulo.)Qt.888 Livro dos Espíritos
"No altruísmo, a caridade resplandece soberana  e discreta, desvelando a presença de Deus no coração.
Gestos de altruísmo podem ser cultivados e desenvolvidos, partindo-se de pequenas experiências da tolerância, da bondade, da renuncia a algumas necessidades para beneficiar outrem, que passa a receber fraternalmente compreensão e ajuda oportuna."
 "Atitudes Renovadas", Divaldo Franco pelo esp. Joanna d´Angelis
O Evangelho diz-nos "fora da caridade, não há salvação", pois a caridade é o amor colocado em ação, seja material ou moral (mais difícil e meritória), o nosso dever é chegar ao outro e atende-lo na medida das suas necessidades, com responsabilidade, respeito e humildade para que a ajuda prestada seja sempre um bem recebido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)