Falsos Profetas (30 de setembro)

A falta de conhecimento sobre as Leis da Natureza/Leis de Deus, sobre as reais competências dos homens, o que liga o mundo visível e o mundo invisível, é responsável por nos tornarmos crédulos e mistificados pelos falsos profetas e até mesmo pelos espíritos zombeteiros, que vêem na nossa falta de esclarecimento uma porta aberta ao embuste.

No Evangelho Segundo o Espiritismo, no cap. XXI, chama-nos à atenção para os cuidados a ter com estes irmãos, encarnados e desencarnados, menos evoluídos, "só os lobos caem em armadilhas de lobos..."

Mas entre estudarmos e trabalharmos na nossa reforma íntima, ou recorrer a "fulano tal" que diz poder curar todos os males, muitas vezes, optamos pela segunda, pois parece-nos mais fácil e rápida onde o único esforço despendido (para alguns) será o pagamento, a visita é feita com a máxima discrição sem necessidade de nos comprometermos ou assumirmos socialmente algum tipo de convicção. Tudo parece melhor e mais fácil...porém entre os problemas não resolvidos, os que aumentaram, as más experiências, chega uma fatura mais alta do de alguma vezes se supusera.
Diante da fraude e da desilusão, por falta de conhecimento apelida-se de forma errada, como espírita ou espiritismo aquele que promoveu o engodo, os falsos profetas, os "médiuns comerciais"... Não raras as vezes, a própria comunicação social sensacionalista e sedenta de manchetes que chamem a atenção, publica erradamente notícias (ex: Correio da manhã, 29 de setembro), envolvendo o espiritismo na falta de caráter de algumas pessoas.

Os falsos profetas não são Espíritas, ainda que se intitulem como tal.
O Espiritismo é cultura!

Até quando vamos falar daquilo que não conhecemos com tanta leviandade?
"- Bom dia, o meu nome é preconceito..."

Até quando vamos escolher caminhos às cegas?

Deus dá-nos a luz do conhecimento, a inteligência e a razão, mas de cada um espera o esforço e o trabalho.
Não são os falsos profetas que nos enganam, somos nós que nos deixamos enganar, quando não nos preparamos para a vida.
"Sede crentes, não crédulos"
                                 Kardec

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion