Carnaval, Será que ninguém leva a mal? (17 de fevereiro)




O Espiritismo como grande libertador das consciências deslumbradas por séculos e séculos de lavagem cerebral no campo religioso vem desmistificar lendas, convencionalismos, tradicionalismos, condicionamentos, rituais, magias e mistérios que não apresentem uma justificativa racional para existir. Assim sendo, “O Consolador Prometido por Jesus”, propõe-nos uma visão racional e profunda dos verdadeiros significados da Vida e do Tempo, despertando-nos para a responsabilidade perante todas as oportunidades com que Deus nos favorece sempre.

Indiscutivelmente, o chamado “Carnaval” é de longe a maior aberração em matéria de datas festivas”. Aliás, “Carnaval” significa “Festa da Carne”, o que é uma expressão muito pesada, uma vez que o próprio Jesus, advertindo os apóstolos disse: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.
No livro "Nas Fronteiras da Loucura", de Manoel Philomeno de Miranda, pela psicografia do médium Divaldo Pereira Franco, a falência espiritual especialmente atingida durante o Carnaval é discutida em detalhes, através do trabalho do Venerando Espírito Dr. Bezerra de Menezes, relatado de forma muito clara pelo referido autor espiritual. De fato, fica evidente através desta obra que o Carnaval se constitui num verdadeiro processo de Obsessão Coletiva, afetando profundamente o estado espiritual dos imprudentes.
Divaldo Franco costuma dizer de forma muito inspirada que “Aquele que se respeita não faz a sós o que não tem coragem de fazer em público, justamente porque se respeita”.

Quem já adquiriu valores éticos sólidos não vai deixar-se levar por qualquer tipo de obsessão coletiva, já que não será “tentado” por álcool, drogas, confusão e orgias sexuais, pois está em outro patamar de ideais e propostas existenciais. Faz a sua reforma intima e põe em pratica os ensinamentos de Jesus Cristo, como " Vigiai e orai".

"O Espírita (cristão) deve afastar-se de festas lamentáveis, como aquelas que assinalam a passagem do carnaval, inclusive as que se destaquem pelos excessos de gula, desregramento ou manifestações exteriores espetaculares. A verdadeira alegria não foge da temperança".
Autor: André Luiz (espírito)

Psicografia de Waldo Vieira. Do livro: "CONDUTA ESPÍRITA"

"Reconhece-se o verdadeiro Espírita (cristão) pela sua transformação moral, e pelos esforços que empreende para hoje ser melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje, sempre domando as
suas más inclinações".
                                                                                                          Allan Kardec,"O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO"

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”.
Paulo de Tarso
I Coríntios. 6,12.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion