Importância da Mulher no Mundo - lei da igualdade (10 de março)

O estabelecimento de igualdade de direitos entre homens e mulheres está diretamente relacionado com o desenvolvimento das sociedades. Ao longo dos tempos, muitas mulheres e homens lutaram para que o seu papel no mundo fosse valorizado, de uma forma justa e em igualdade.
O espiritismo explica-nos de uma forma clara, através dos ensinamentos de Allan Kardek a importância da mulher no mundo.
Começamos por esta nota Kardek:
"Deus apropriou a organização de cada ser às funções que deve realizar. Se deu à mulher menos força física, dotou-a, ao mesmo tempo, de uma maior sensibilidade em relação à delicadeza das funções maternais e a fragilidade dos seres confiados aos seus cuidados." (L.E. nota da Q. 820).




Vejamos ainda o que diz sobre a mulher “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, que contém os princípios da Doutrina Espírita, segundo os ensinamentos dos Espíritos Superiores. Este livro foi elaborado pelo notável mestre e educador francês e publicado no ano de 1857, em Paris na França. Na terceira parte, onde trata das Leis Morais, apresenta a Lei da Igualdade e estabelece a IGUALDADE DOS DIREITOS DO HOMEM E DA MULHER.

"Q.817. São iguais perante Deus o homem e a mulher e têm os mesmos direitos?
"-Não outorgou Deus a ambos a inteligência do bem e do mal e a faculdade de progredir?

Q.819. Com que fim mais fraca fisicamente do que o homem é a mulher?
“Para lhe determinar funções especiais. Ao homem, por ser o mais forte, os trabalhos rudes; à mulher, os trabalhos leves; a ambos o dever de se ajudarem mutuamente a suportar as provas de uma vida cheia de amargor.”

Q.822.a: Assim, uma legislação, para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher?
– De direitos, sim; de funções, não. É preciso que cada um esteja no seu devido lugar; que o homem se ocupe do exterior e a mulher do interior, cada um de acordo com sua aptidão.
A lei humana, para ser justa, deve consagrar a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher; todo privilégio concedido a um ou a outro é contrário à justiça. A emancipação da mulher segue o progresso da civilização, sua subjugação marcha com a barbárie.
Os sexos, aliás, existem apenas no corpo físico; uma vez que os Espíritos podem encarnar em um ou outro, não há diferença entre eles nesse aspecto e, consequentemente, devem desfrutar dos mesmos direitos.

Nossa homenagem, portanto, a todas as mulheres, e definitivamente nos consideremos todos, homens e mulheres, como irmãos planetários, sem distinção de raça, sexo, credo religioso e político."(L.E.)


Saudações Fraternas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)