Aprimorando Sentimentos (14 de julho)

A base do Espiritismo sempre foi a do Mestre Jesus, ou seja: O AMOR. Sentimentos como o ódio, a raiva, o ciúme, a inveja, por mais errados que sejam, infelizmente, ainda fazem parte do leque de sentimentos da natureza humana orgulhosa e egoísta. Mas, ao fazermos a nossa reforma intima, vigiando e orando, ao trabalharmos diariamente para melhorar as nossas atitudes através da sintonia do pensamento, é possível superar os sentimentos menos bons e substituí-los por outros mais nobres, proporcionando ao espírito o avanço na sua evolução. O Homem de Bem é aquele que cumpre a Lei de Justiça de Amor e de Caridade na sua maior pureza. É importante não esquecer que o perdão está incluído no ato de amar, sendo assim de grande valor saber-se perdoar.

"A que recursos podemos lançar mão para melhor aproveitarmos as experiências vividas, de forma que conquistemos as virtudes necessárias para alcançarmos a plenitude espiritual, a perfeição? - Busquemos trabalhar a nossa Iluminação Interior aprofundando o estudo do Evangelho de Jesus à luz do conhecimento Espírita e encontraremos a resposta a esta questão."(Aqui. e desen.das virtudes, F.E.B.- E.A.D.E.–Os vícios e as virtudes)

"Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir ao arrastamento do mal? “Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo.” “O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual. Perquira a sua consciência aquele que se sinta possuído do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pendores.”(O livro dos espíritos- Q. 919)
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo."(E.S.E.Cap.VI, item 5)

"O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado. No seu ponto de partida, o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos; e o amor é o requinte do sentimento. Não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior, que reúne e condensa em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. (...)Feliz aquele que, sobrelevando-se à humanidade, ama com imenso amor os seus irmãos em sofrimento! Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! "(E. S. E. Cap. XI item 8 - Lei de Amor)

“A vontade é gerência esclarecida e vigilante, governando todos os setores da ação mental. A Divina Providência concedeu-a por auréola luminosa à razão, depois da laboriosa e multimilenária viagem do ser pelas províncias obscuras do instinto.” (F.C.XAVIER, Pensamento e Vida. Cap. 2.)

Os Sentimentos
"Os sentimentos são conquistas paulatinas do ser humano, que os desenvolve conforme os factores ancestrais que lhe predominam na natureza, na condição de herança genética por consequência das condições ambientais: família, educação, sociedade. Sem dúvida, o ser humano é o resultado do seu comportamento anterior quando, em existência passada, modelou o futuro que o aguarda.
Assim considerando, o Espírito imprime, nos códigos genéticos de que se irá utilizar, tudo quanto se lhe tornará indispensável para o desenvolvimento intelecto-moral durante o processo de evolução. Não obstante, a educação no lar e na escola, o convívio social, alteram com vigor o seu comportamento e destino, construindo valores que podem modificar o processo anterior formulado para a recuperação espiritual, face aos gravames antes cometidos. Isso porque a Justiça Divina jamais embaraça ou impede o esforço daquele que deseja recuperar-se de quaisquer comprometimentos; antes oferece os recursos hábeis para que o desenvolvimento espiritual se expresse da melhor maneira possível, porque o amor viceja em todas as ocasiões e circunstâncias, facultando a realização dos magnos objetivos existenciais. Desse modo, os mecanismos castradores que afligem o ser resultam dos processos primitivos anteriores de competição e de crueldade que ainda assinalam o comportamento individual e social, gerando estorvos ao avanço. Como resultado imediato, facilmente os sentimentos se tumultuam e as expressões de timidez ou de violência, de agressividade e de medo se instalam com exuberância nas criaturas humanas, conspirando contra a sua realização interior.
Conflitos que remanescem do período primário tomam o corpo então, alterando a conduta, que se manifesta assinalada por tormentos que se transferem de uma para outra reencarnação, como herança dos próprios atos, da qual ninguém consegue fugir.
Herdeiro dos seus pensamentos, palavras e atos, o Espírito imprime através do pensamento, nos tecidos sutis do psicossoma, os futuros fenómenos a que será submetido pela Lei de Causa e Efeito, que predomina na constituição espiritual da vida. Mediante o esforço de readaptação à ordem que foi perturbada pela sua insania ou negligência, os sentimentos se modificam, contribuindo para uma conduta saudável psicologicamente, que se faz indispensável para a auto-realização e a paz.
Os sentimentos devem e podem ser trabalhados pelo pensamento, mediante fórmulas simples de esforço pessoal, que administrem as tendências perversas, cínicas, vulgares e ciumentas, responsáveis pela permanência nos conflitos perturbadores que tanto afligem os indivíduos. À medida que sejam superadas quaisquer expressões de desequilíbrio, por menor que pareçam, há um como dealbar de madrugada formosa que acalma e enseja a alegria de viver e de amar, ampliando as forças para o prosseguimento da tarefa.
Reflexão em torno das paisagens vivas e coloridas da Natureza, convivência com os animais e as criaturas, atividades de apoio e ensementação de vegetais, tudo quanto contribua para tornar o mundo melhor e mais belo, aureolado de vibrações de paz e de prece, transformam os impulsos cruéis em sentimentos de amor e compreensão do milagre, que é a vida em suas múltiplas manifestações."(O Despertar do Espírito, Joanna de Ângelis – Divaldo Franco)

“O conhecimento da Verdade liberta o ser humano das ilusões e impulsiona-o ao crescimento espiritual, multiplicando-lhe as motivações em favor da autoiluminação, graças a qual torna-se mais fácil a ascensão aos páramos celestes.”(D.P.FRANCO Impermanência e imortalidade; psicografia do Espírito CarlosT.Pastorino)

“Aprender sempre, instruir-nos, abrilhantar o pensamento, burilar a palavra, analisar a verdade e procurá-la são atitudes de que, efetivamente, não podemos prescindir, se aspirarmos à obtenção do conhecimento elevado.”(F.C.XAVIER/Emmanuel, Palavras de Vida Cap.121)

“A educação é a arte de formar os homens, isto é, a arte de neles fazer surgir os germes das virtudes e reprimir os do vício; de desenvolver sua inteligência e dar-lhes a instrução adequada às suas necessidades [...]. Em uma palavra, o objetivo da educação consiste no desenvolvimento simultâneo das faculdades morais, físicas e intelectuais.”(RIVAIL, Hippolyte Léon Denizard-Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública (1828))

" O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele.(...) Não tem ódio nem rancor, nem desejos de vingança. A exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios. Porque sabe que será perdoado, conforme houver perdoado. É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência, e se lembra destas palavras do Cristo: “Aquele que está sem pecado atire a primeira pedra”.( E. S. E. Cap. XVII, item 3 - O Homem de Bem)

“A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.”( E.S.E.Cap.XVII, item 8)

“Pelo amor, que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro, emitindo, em favor dos outros, o reflexo de suas próprias virtudes. [...]Todos temos necessidade de instrução e de amor. Estudar e servir são rotas inevitáveis na obra de elevação.”(F.C.XAVIER/Emmanuel, Pensamento e vida, cap.4)

“A aquisição e desenvolvimento das virtudes são entendidas como necessidade evolutiva do Espírito, um meio para regular os atos humanos, ordenar as paixões e guiar a conduta humana, segundo os preceitos da razão, da moral e da fé. As pessoas virtuosas destacam-se das demais, não porque são especialmente marcadas por Deus, mas, porque souberam aproveitar as lições da vida e investiram no aprendizado, moral e intelectual, ao longo das reencarnações e das experiências vividas no plano espiritual, após a morte do corpo físico. Encontram-se muito distantes da santidade, entretanto, revelam-se como Espíritos que [...] lutaram outrora e triunfaram.” (Marta A.MOURA, As virtudes essenciais, Revista Reformador, Jan. de 2009)

"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações." (E. S. E. Cap. XII, item 4 - Os Bons Espíritas)

Aqui ficam algumas orientações de ajuda para sublimação dos nossos sentimentos. Nunca esqueçamos que é um trabalho longo, árduo e intransferível, mas que nos conduz à conquista da harmonia e mais tarde da paz interior. A proposta de Deus é que nos transformemos, não que transformemos o outro.


Saudações fraternas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)