O Consolador Prometido (4 de agosto)

O Espiritismo é-nos apresentado como o Consolador Prometido, por Jesus. Antes do consolo deve vir a aceitação e antes desta é fundamental que haja compreensão. A compreensão uma das ajudas que nos chega pelo Espiritismo, que nos traz a compreensão das coisas através de uma fé raciocinada. Aí está o consolo da alma...

Podemos encontrar na codificação os seguintes esclarecimentos:
“Jesus promete outro consolador: é o Espírito da Verdade, que o mundo ainda não conhece, pois que não está suficientemente maduro para compreendê-lo, e que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para fazer lembrar o que Cristo disse. Se, pois, o Espírito da Verdade deve vir mais tarde, ensinar todas as coisas, é que o Cristo não pode dizer tudo. Se ele vem fazer lembrar o que o Cristo disse, é que o seu ensino foi esquecido ou mal compreendido.
O Espiritismo vem, no tempo assinalado, cumprir a promessa do Cristo: o Espírito da Verdade preside ao seu estabelecimento. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas, fazendo compreender o que o Cristo só disse em parábolas. O Cristo disse: “que ouçam os que têm ouvidos para ouvir”. O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porque ele fala sem figuras e alegorias. Levanta o véu propositalmente lançado sobre certos mistérios, e vem, por fim, trazer uma suprema consolação aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, ao dar uma causa justa e um objetivo útil a todas as dores.” (E. S. E. Cap. 6 item 4)

O Espiritismo apresentam-se como o Consolador prometido por Jesus. A revelação cristã sucedeu à revelação mosaica, e a revelação dos Espíritos veio completá-la. O Espiritismo é, segundo afirmam os próprios Espíritos superiores, o Consolador prometido pelo Cristo. E ele, de fato, preenche integralmente as condições mencionadas na promessa do Cristo, visto que, procura lembrar-nos o que Jesus ensinou; esclarece-nos sobre muitas coisas que por não termos condições intelectuais e evolutivas suficientes para o entender há dois mil anos atras, Jesus Cristo nos ensinou ao falar por parábolas; vem consolar e confortar os que sofrem ao mostrar-lhes a causa e a finalidade dos sofrimentos humanos; esclarece como funciona a Lei de Causa e efeito influenciada pelas Leis Morais, de Amor e da Natureza; do livre arbítrio e da responsabilidade que temos em nos esforçar por melhorar e evoluir com a nossa reforma intima, amando o próximo como a nós mesmo, perdoando como pedimos a Deus que nos perdoe, que fora da caridade não há salvação, enfim, todas estas coisas e muito mais leva-nos a crer que o Espiritismo é sim a terceira revelação, “O Consolador Prometido”.

“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo o que tenho dito.“ ( S.João Cap.14 ver. 16, 17 e 26. )

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas quando vier aquele Espírito de Verdade”( S.João Cap. 16 ver. 12,13 )

“Venho, como outrora, entre os filhos desgarrados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como outrora a minha palavra, deve lembrar os incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e que levanta as ondas. Eu revelei a doutrina divina; e, como um segador, liguei em feixes o bem esparso pela humanidade, e disse: “Vinde a mim, todos vós que sofreis!”
Mas os homens ingratos se desviaram da estrada larga e reta que conduz ao Reino de meu Pai, perdendo-se nas ásperas veredas da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana. Ele quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, ou seja, mortos segundo a carne, porque a morte não existe, sejais socorridos, e que não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz dos que se foram, faça-se ouvir para vos gritar: Crede e orai! Porque a morte é a ressurreição, e a vida é a prova escolhida, durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e desenvolver-se como o cedro.
Homens fracos, que vos limitais às trevas de vossa inteligência, não afasteis a tocha que a clemência divina vos coloca nas mãos, para iluminar vossa rota e vos reconduzir, crianças perdidas, ao regaço de vosso Pai.
Estou demasiado tocado de compaixão pelas vossas misérias, por vossa imensa fraqueza, para não estender a mão em socorro aos infelizes extraviados que, vendo o céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai, meditai todas as coisas que vos são reveladas; não misturem o joio ao bom grão, as utopias com as verdades.” 
(E.S.E. Cap. 6 item, “ESPÍRITO DE VERDADE”,Paris, 1860)

Saudações fraternas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion