Sonhos (26 de janeiro)

Allan Kardec, codificador da Doutrina Espirita, durante os seus estudos sobre os sonhos, e com a ajuda dos esclarecimentos dados pelos Espíritos Superiores, classificou-os como fenómenos de emancipação da alma. Chegou à conclusão de que o sono e os sonhos são indicativos de que o Espírito encarnado nunca está inativo, ainda que mantido ligado ao corpo físico pelo perispírito.

Como está descrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, "o sono foi dado ao homem para a reposição das forças orgânicas e morais. Enquanto o corpo recupera as energias que perdeu pela atividade no dia anterior, o espírito vai se fortalecer entre outros espíritos".
Por isso a importância de termos uma conduta moral aplicada, com boas companhias, leituras e músicas. Nossas companhias do dia serão as da noite, ou seja, o nosso pensamento vai atrair espíritos encarnados ou desencarnados que tenham a mesma sintonia que a nossa.
É através dos sonhos que temos contato com amigos, parentes, instrutores e desafetos que se encontram no mundo dos Espíritos. Precisamos assim de aproveitar ao máximo para possamos ser esclarecidos sobre como enfrentar as dificuldades que estamos a passar, com concelhos, ou ideias que tantas vezes pensamos ser nossas, mas afinal são de nossos companheiros, protetores ou familiares que nos ajudam e protegem. É através de conversas que temos com esses espíritos afins que poderemos, no dia seguinte, estarmos aptos a tomar decisões mais precisas. Mesmo quando não nos lembramos do sonho na maioria das vezes, através de uma visão, uma frase ou uma conversa, podemos nos lembrar de algo que nos foi elucidado durante o sonho e, assim, podermos tomar a decisão correta.
"Durante o sono, apenas o corpo repousa, pois o Espírito não dorme; aproveita-se do repouso do corpo e dos momentos em que a sua presença não é necessária para atuar isoladamente e ir aonde quiser, no gozo então da sua liberdade e da plenitude das suas faculdades. Durante a encarnação, o Espírito jamais se acha separado completamente do corpo; qualquer que seja a distância a que se transporte, conserva-se preso sempre ao corpo físico por um laço fluídico , que serve para lembrá-lo de retornar a este, desde que a sua presença ali se torne necessária. Somente a morte rompe esse laço.(...) O sono possibilita oportunidades de progresso espiritual: “(…) quando dormem, vão para junto dos seres que lhes são superiores; viajam, conversam, conversam e se instruem com eles. Trabalham mesmo em obras que encontram prontas ao morrerem. (…).”(Livro "Obras postumas" de Allan Karddc)
Pelo sono, os Espíritos procuram companheiros com os quais se afinizam por meio da sua própria sintonia, à semelhança de como fazemos quando estamos acordados e procuramos a companhia de quem escolhemos por afinidade de gostos, escolhas etc. A relativa liberdade adquirida pelo Espírito encarnado durante o sono apresenta, contudo, algumas características que merecem ser assinaladas.

“ (…) Sabei que, quando o corpo repousa, o Espírito tem mais faculdades do que no estado de vigília. Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro. Adquire mais poder (…).
(...)O sono liberta a alma parcialmente do corpo. Quando dorme, o homem se acha momentaneamente no estado em que ficará de forma definitiva depois da morte. (…).
(...) Os sonhos são efeito da emancipação da alma, que se torna mais independente pela suspensão da vida ativa e de relação. Daí uma espécie de clarividência indefinida, que se estende aos lugares mais distantes ou que jamais viu (…).
(...)Por efeito do sono, os Espíritos estão sempre em relação com o mundos dos Espíritos (…) O sono é a porta que Deus lhes abriu para entrarem em contato com seus amigos do Céu; é o recreio depois do trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a libertação final, que os restituirá ao meio que lhes é próprio."(L. E. Q. 402)

"Todas as pessoas sonham, uma vez que o Espírito continua em plena atividade enquanto o corpo físico dorme. Apenas não se recordam dos acontecimentos ocorridos na outra dimensão da vida: “(…) como o corpo é matéria pesada e grosseira, dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, já que tais impressões não chegaram ao Espírito por meio dos órgãos do corpo.”(Q. n 403, L. E.)

"Os avisos por meio dos sonhos desempenham grande papel nos livros sagrados de todas as religiões. (…) É com frequência a ocasião que os Espíritos protetores aproveitam para se manifestar a seus protegidos e lhes dar conselhos mais diretos. São numerosos os exemplos autênticos de avisos por sonhos; porém, não se deve concluir daí que todos os sonhos são avisos, nem, ainda menos, que tudo o que vê em sonho tem uma significação qualquer. Deve-se incluir a arte de interpretar os sonhos no rol das crenças supersticiosas e absurdas.(A Genese- Os Milagres e as predições. Cap. XV, it. 3)

Dormimos cerca de um terço da vida terrena. Devemos por isso, esforçarmo-nos para dormir bem, aproveitar esses sublimes momentos para contactar com espíritos afins, podermos trocar ideias, visitarmos outras esferas, estudarmos e trabalharmos. Não devemos esquecer jamais da importância da oração e meditação ao deitarmos, para termos um sono mais tranquilo.

Para terminar gostaria de vos deixar com esta pequena mas preciosa oração que encontram entre tantas outras maravilhosas orações no "Evangelho Segundo o Espiritismo"
"Minha alma vai se encontrar por instantes com outros espíritos. Que aqueles que são bons venham me ajudar com seus conselhos. Meu anjo guardião, fazei com que, ao despertar, eu conserve uma durável e salutar impressão desse convívio".

Bons sonhos...
Saudações fraternas!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)