EUTANÁSIA (21 de junho)

"Um homem agoniza, presa de cruéis sofrimentos. Sabe-se que o seu estado é sem esperança. É permitido poupar-lhe alguns instantes de agonia, abreviando-lhe o fim?                      
       Mas quem vos daria o direito de prejulgar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem até a beira da sepultura, para em seguida retirá-lo, com o fim de fazê-lo examinar-se a si mesmo e modificar-lhe os pensamentos? A que extremos tenha chegado um moribundo, ninguém pode dizer com certeza que soou  sua hora final. A ciência, por ação, nunca se enganou nas suas previsões?
Bem sei que há casos que se podem considerar, com razão, como desesperados. Mas se não há nenhuma esperança possível de um retorno definitivo à vida e à saúde, não há também inúmeros exemplos de que, no momento do último suspiro, o doente se reanima e recobra suas faculdades por alguns instantes? Pois bem: essa hora de graça que lhe é concedida, pode ser para ele da maior importância, pois ignorais as reflexões que o seu Espírito poderia ter feito nas convulsões da agonia, e quantos tormentos podem ser poupados por um súbito clarão de arrependimento." (E. S. E. Cap. V, item 28)

"L.E. Q.n° 944: “O homem tem direito de dispor da própria vida?
“-Não. Somente Deus tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão dessa lei”.(Livro Dos Espiritos)

  "O materialista, que só vê o corpo, não levando em conta a existência da alma, não pode compreender essas coisas. Mas o espírita, que sabe o que se passa além túmulo, conhece o valor do último pensamento. Aliviai os últimos sofrimentos o mais que puderdes, mas guardai-vos de abreviar a vida, mesmo que seja apenas um minuto, porque esse minuto pode poupar muitas lágrimas no futuro.." (E. S. E. Cap. V, item 28)

Sofrimento e eutanásia
Reunião pública de 3/4/59
Questão nº 944

"Quando te encontres diante de alguém que a morte parece nimbar de sombra, recorda que a vida prossegue, além da grande renovação...

Não te creias autorizado a desferir o golpe supremo naqueles que a agonia emudece, a pretexto de consolação e de amor, porque, muita vez, por trás dos olhos baços e das mãos desfalecentes que parecem deitar o último adeus, apenas repontam avisos e advertências para que o erro seja sustado ou para que a senda se reajuste amanhã.

Ante o catre da enfermidade mais insidiosa e mais dura, brilha o socorro da Infinita Bondade facilitando, a quem deve, a conquista da quitação. Por isso mesmo, nas próprias moléstias reconhecidamente obscuras para a diagnose terrestre, fulgem lições cujo termo é preciso esperar, a fim de que o homem lhes não perca a essência divina.

E tal acontece, porque o corpo carnal, ainda mesmo o mais mutilado e disforme, em todas as circunstâncias, é o sublime instrumento em que a alma é chamada a acender a flama de evolução.
É por esse motivo que no mundo encontramos, a cada passo, trajes físicos em figurino moral diverso.
Corpos — santuários...
Corpos — oficinas...
Corpos — bênçãos...
Corpos — esconderijos...
Corpos — flagelos...
Corpos — ambulâncias...
Corpos — cárceres...
Corpos — expiações...

Em todos eles, contudo, palpita a concessão do Senhor, induzindo-nos ao pagamento de velhas dívidas que a Eterna Justiça ainda não apagou.
Não desrespeites, assim, quem se imobiliza na cruz horizontal da doença prolongada e difícil, administrando-lhe o veneno da morte suave, porquanto, provavelmente, conhecerás também mais tarde o proveitoso de­cúbito indispensável à grande meditação.

E usando bondade para os que atravessam semelhantes experiências, para que te não falte a bondade alheia no dia de tua experiência maior, lembra-te de que, valorizando a existência na Terra, o próprio Cristo arrancou Lázaro às trevas do sepulcro, para que o amigo dileto conseguisse dispor de mais tempo para completar o tempo necessário à própria sublimação."
(Livro Religião dos Espíritos, Cap. 23. Emmanuel/Chico Xavier)

"Meu Pai, que seja feita a Vossa vontade, e não a minha."
                                                                                                     Jesus

Mais do que morrer com dignidade o nosso compromisso com Deus e com a Vida é de viver com dignidade, e, ajudar aqueles que nos rodeia a que vivam da mesma forma seja qual for o momento em que se encontram.
Vamos colaborar com os cuidados continuados, com os cuidados paliativo...vamos amar, essa será a melhor caridade que poderemos praticar.

Para quem crê apenas numa existência poderá ter dificuldade em compreender o verdadeiro sentido da vida, mas para aqueles que crêem que a vida continua, abreviar a morte é piedade assassina, como tão bem descreveu o irmão Saulo (pseudónimo de Herculano Pires).

Lembremos que falta de posicionamento da nossa parte pode conduzir a politicas cruéis que trarão prejuízo a todos nós, à nossa marcha evolutiva.

Deixamos aqui o link da petição "Toda a Vida tem dignidade, contra a legalização da Eutanásia.
http://peticaopublica.com/confirm.aspx?id=81155%2c1368%2c104480

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)