Céu, Inferno ou purgatório? (23 de agosto)

"O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas recusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo
material. Ele nos mostra esse mundo, não mais como sobrenatural, mas, pelo contrário, como uma das forças vivas e incessantemente atuantes da natureza, como a fonte de uma infinidade de fenómenos até então incompreendidos, e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que ele disse ficaram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com
facilidade."
(E. S. E. Cap. I, item 5)

Na 4ª parte do Livro dos Espíritos podemos encontrar os seguintes esclarecimentos:
"Q. 1011. Um lugar circunscrito no Universo está destinado às penas e aos gozos dos Espíritos, de acordo com os seus méritos?
R: Já respondemos a essa pergunta. As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição do Espírito.
Cada um traz em si mesmo o principio de sua própria felicidade ou infelicidade. E como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado se destina a uns ou a outros. Quanto aos Espíritos encarnados, são mais ou menos felizes ou infelizes segundo o grau de evolução do mundo que habitam.

Q. 1012: De acordo com isso, o inferno e o paraíso não existiriam como os homens os representam?
R.: Não são mais do que figuras: os Espíritos felizes e infelizes estão por toda parte. Entretanto, como já o dissemos também, os Espíritos da mesma ordem se reúnem por simpatia. Mas podem reunir-se onde quiserem, quando perfeitos.

Comentário de Kardec: A localização absoluta dos lugares de penas e de recompensas só existe na imaginação dos homens. Provém da sua tendência de materializar e circunscrever as coisas cuja natureza infinita não podem compreender.

Q. 1013. O que se deve entender por purgatório?
R.: Dores físicas e morais: é o tempo da expiação. É quase sempre na Terra que fazeis o vosso purgatório e que Deus vos faz expiaras vossas faltas.

Comentário de Kardek: Aquilo que o homem chama purgatório é também uma figura pela qual se deve entender, não algum lugar determinado, mas o estado dos Espíritos imperfeitos que estão em expiação até a purificação completa que deve elevá-los ao plano dos Espíritos felizes. Operando-se essa purificação nas diversas encarnações, o purgatório consiste nas provas da vida corpórea.

"A cada um segundo as suas obras"
                                               Jesus

Céu e Inferno não são espaços físicos, mas estados de consciência, quando nos encontramos em harmonia connosco e com o que nos rodeiam, de consciência tranquila, "subimos" ao Céu, se pelo contrário baixamos a nossa vibração, temos maus pensamentos, atitudes irreflectidas, vícios...conhecemos o inferno, na angustia, raiva, medo...que sentimos.
E quando desencarnarmos é a nossa consciência que dita a condição em que nos vamos encontrar.

"Dentro da visão espírita-cristã, céu, inferno e purgatório começam dentro de nós mesmos. A alegrai do bem praticado é o alicerce do céu. A má intenção já é um piso para o purgatório e o mal devidamente efetuado, positivado, já é o remorso que é o princípio do inferno."
 Chico Xavier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion