A sombra que existe em mim (20 de agosto)

"A partir da juventude, e principalmente na idade adulta a sombra torna-se um tema importante e até obrigatório na vida de todo o ser humano, produzindo um confronto na medida exacta em que vamos consolidando interna e externamente a noção de quem somos.
Quanto mais estabelecida está a concepção que criamos a nosso respeito e quanto mais permitimos ou incentivamos que o mundo crie uma concepção sobre nós, mais constrangedor se torna essa confrontação através da identificação de impulsos, ideias e sentimentos que destoam da imagem que construímos a nosso próprio respeito.
Embora possam ser desconfortável, incomodo, amedrontador ou até repulsivo para a maioria, a reflexão e a consciencialização sobre os aspectos sombrios da personalidade tem um papel determinante no processo de transformação moral."
"Espelhos da Alma", Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna d´Angelis

Disse o sábio: "Conhece-te a ti mesmo"
Será que me conheço? Ou será que conheço apenas aquilo que mostro de mim, o que é adequado e aceitável...?
Onde estão as minhas fragilidades? algumas ideias, pensamentos e sentimentos de que não me orgulho...?
Conhecer-me na totalidade, como fazer?

Podemos perceber que só encontraremos resposta para estas questões e só conseguiremos fazer a nossa reforma intima, quando soubermos o que  há em nós que necessita ser conhecido, reformado, compreendendo que as grandes lacunas da nossa alma estão alojadas na nossa sombra. É pois fundamental o confronto com essa sombra, conhecendo a nossa própria natureza, conseguimos controlar os nosso impulsos menos bons e proceder a nossa transformação moral, trazendo os conteúdos da sombra para a consciência. 

“A sombra que existe no ser humano não deve ser combatida, senão diluída pela integração na realidade pessoal.”
"Em busca da verdade", Divaldo Franco pelo Esp. Joanna de Ângelis

"As pessoas quando educadas para verem claramente o lado sombrio de sua própria natureza, aprendem ao mesmo tempo a compreender e amar seus semelhantes."
C. G. Jung

Abordaremos este tema na Palestra de terça-feira, se quiser refletir connosco está desde já convidado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)