O Perdão - No Roteiro Do Amor (28 Janeiro 2020)



      

            “Estamos num planeta de provas e expiações”, “Não sou perfeito”, “Não sou Jesus”, “Eu perdoo, mas não esqueço”, “Era o que faltava, ele fez… disse…e eu tenho de perdoar?!”, “Eu perdoo, mas Deus vai castigar”, estas e outras frases vamos ouvindo e repetindo. Colocamos uma máscara de superioridade, somos os melhores do mundo, a última bolacha do pacote e Deus passa a ser um tirano Castigador.
Não percebemos que o coletivo é formado por várias células aglomeradas, é formado por cada um de nós. Que qualquer ato, bom ou mau, irá sempre pesar e afetar o Todo.
Não podemos ficar à espera do milagre da transformação do Planeta, também precisamos fazer a nossa parte do trabalho, que não é pouco, e é urgente.
A hora é esta, se não apanharmos a boleia agora, a hora passa, o trem da vida avança e nós, não o conseguimos acompanhar.
O Perdão e o auto perdão são a nossa primeira regra de conduta. Do perdão à indulgência, da mansuetude até ao Amor vamos crescer, evoluímos e aproveitamos a oportunidade de chegar ao progresso com todo o Universo.
O Amor do perdão é o Amor em ação, indulgencia misericordiosa para com o outro, como o nosso Pai tem por nós, como nos ensinamentos que Jesus nos trouxe através do seu exemplo, é a prática da Caridade.

“O perdão é ainda, o remédio para curar de forma verdadeira, legitima, e libertar a alma de uma serie de mazelas Espirituais.”
Haroldo Dultra Dias

“A noção de culpa, com todo o séquito das perturbações que lhe são consequentes, agirá com os seus reflexos incessantes sobre a região do corpo ou da alma que corresponda ao tema do remorso de que sejamos portadores. Toda a deserção do dever a cumprir traz consigo o arrependimento que, alentado no espírito, se faz acompanhar de resultantes atrozes, exigindo por vezes, demoradas existências de reaprendizado e restauração.”
Livro Pensamento e Vida de Chico Xavier e Emmanuel.

” Afirmam as pessoas: "Recrimino-me por ter sido tão ingênuo naquela situação..."; "Tenho raiva de mim mesmo por ter aceitado tão facilmente aquelas mentiras..."; "Deveria ter previsto estes problemas atuais"; "Não consigo perdoar-me, pois pensei que ele mudaria...". São maneiras de expressarmos nossa culpa e o não-perdão a nós mesmos – exigências desmedidas atribuídas às pessoas perfeccionistas.”
Hammed
Livro Renovando Atitudes
Francisco do Espírito Santo Neto

“Comentário de Kardec: As circunstâncias dão ao bem e ao mal uma gravidade relativa. O homem comete, frequentemente, faltas que, sendo embora decorrentes da posição em que a sociedade o colocou, não são menos repreensíveis; mas a responsabilidade está na razão dos meios que ele tiver para compreender o bem e o mal.
Livro dos Espíritos, Q. 637

“Todos os Espíritos também tendem à perfeição, e Deus lhes proporciona os meios de consegui-la, com as provas da vida corpórea. Mas, na sua justiça, permite-lhes realizar, em novas existências, aquilo que não puderam fazer ou acabar numa primeira prova. (…)  A doutrina da reencarnação, que consiste em admitir para o homem muitas existências sucessivas, é a única que corresponde a ideia da justiça de Deus, com respeito aos homens de condição moral inferior; a única que pode explicar o nosso futuro e fundamentar as nossas esperanças, pois oferece-nos o meio de resgatarmos os nossos erros através de novas provas. A razão assim nos diz, e é o que os Espíritos nos ensinam.  O homem que tem consciência da sua inferioridade encontra na doutrina da reencarnação uma consoladora esperança. Se crê na justiça de Deus, não pode esperar que, por toda a eternidade, haja de ser igual aos que agiram melhor do que ele.  O pensamento de que essa inferioridade não o deserdará para sempre do bem supremo e que ele poderá conquistá-lo através de novos esforços o ampara e lhe reanima a coragem.”
Livro dos Espíritos, Q. 171 comentário de Kardec.

Quem oferece a Luz é sempre o primeiro a ser iluminado, quando eu isento alguém, esse alguém não fica isento perante a Lei. Mas eu fico livre.
É a Lei de causa e efeito, é a Lei da Natureza, é a Lei do Amor.
Deus não castiga, Deus Educa.
Então o Perdão, a Tolerância, a Indulgencia, a Paciência, o Amor, e a Dor (quando não temos boas práticas por falta de conhecimento e ignorância, por escolha própria), são também Educadores, cabe a nós valorizar esses educadores, ou não, Deus dá-nos livre arbítrio.

“Q. nº 621. Onde está escrita a lei de Deus?
— Na consciência’.”
Livro dos Espíritos

Deus fala-nos através da nossa consciência. A voz de Deus são as Leis divinas gravadas na nossa consciência. sempre que nós agimos em confronto com essas Leis, precisamos fazer o resgate, primeiro através do sentimento de culpa, através do remorso e do sofrimento. O sofrimento, se bem compreendido, se misericordiosamente perdoado, é o início do resgate das nossas dívidas, que a nossa revelia às Leis divinas provocou em nós.

O Perdão, não é intolerância, não é violência, não é pressa, o crescimento requer investimento, temos de ir investindo no Amor, “com Amor”, abnegação, indulgência, Mansuetude e muita paciência, é um trabalho continuo de vigilância e tolerância para se crescer com Amor.
A Indulgencia e o Perdão são o Amor Colocado em ação no presente, hoje enquanto estamos juntos nesta jornada, e quem sabe, conseguirmos transformar um inimigo num amigo.
Foi por isso que viemos para o Planeta Terra, viemos viver e conviver em sociedade, para aprender a Perdoar, para aprender a Amar.
Estou a sofrer a culpa e o remorso… ótimo, sofro imenso com traição, com maledicência… ótimo, por ser enganada… ótimo, é o meu orgulho, o meu egoísmo que me fala, a minha culpa a dar o sinal.
Ao entender que noutra ocasião, noutra vida eu fiz o mesmo, digo: estamos quites, eu fiz, ele fez, está o resgate feito… não é assim…o resgate foi feito pela dor, então e as outras Leis que eu não cumpri? Ficam por corrigir? Não, claro que não.
O dia que eu consiga perdoar qualquer ofensa que me for feita contra mim, eu serei capaz de me perdoar inteiramente, quando eu conseguir assim perdoar tão profundamente, cessou o resgate. O grande problema de quem não perdoa, é que não se perdoa. Quanto menos eu consigo perdoar e me perdoar, maior é o meu sofrimento, desnecessariamente.

Queridos amigos, sede severos para vós mesmos e indulgentes para as fraquezas alheias. Essa é também uma forma de praticar a santa Caridade, que bem poucos observam. Todos vós tendes más tendências a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar. Todos vós tendes um fardo mais ou menos pesado que alijar, para subir ao cume da montanha do progresso.
E. S. E. Cap. X, Item 18

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)