Orgulho e humildade...não se tocam (24 de nov)

São tantos e tão diversos os temas a abordar, que excitam a nossa curiosidade que nos levam a entender melhor ou a questionar o mundo de relação em que vivemos...

Porém esta semana, vamos deixar aqui uma vez mais o convite à reflexão acerca do orgulho e da humildade, pois acreditamos que muitas vezes menos é mais, e que de nada nos adianta a elevada compreensão sobre tantos factos quando desconhecemos as raiz das nossas perturbações e vícios, chamada orgulho, e, desconhecemos que caminhos assertivos se percorrem quando estabelecemos objetivos e este deverá ser invariavelmente a humildade de coração.

Para disfarçarmos as nossas fraquezas e imperfeições, com pérfida astucia, procuramos alterar aqui e ali alguns valores sociais, como por exemplo associar orgulho a brio e humildade e pobreza...é de facto lamentável o tempo que investimos no nosso próprio insucesso. Até quando verei a palha no olho do vizinho e não a trave no meu? Até quando acharei que o mundo muda se eu não mudar? Quando é que eu terei coragem de assumir que enquanto não abrir  mão dos meus vícios, não terei lugar para as virtudes?...Quando conseguirei compreender e assumir que sou de facto orgulhoso e isso é mau e não, ainda não tenho sequer a ideia do que é ser humilde, pois essa é uma meta para a qual muito terei que trabalhar a minha alma.

Deixamos aqui alguns excertos para a reflexão de todos nós! 


“O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o paralelo vos irrita e aborrece.”

                                                           Livro "O  Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. XIX, item 9

"NA DEFESA DO VERME"

"Um confrade  entusiasta  elogiava  o  Chico  à  queima-roupa,  ao  fim  de movimentada  sessão  pública,  e  o  Médium  desapontado,  exclamou:

— Não me elogie  desta  maneira.  Isso  é  desconcertante.  Não  passo  de  um verme  neste  mundo.

Emmanuel,  junto  dele,  ouvindo  a  afirmação,  falou-lhe  paternal:

  O  verme  é  um  excelente  funcionário  da  Lei,  preparando  o  êxito  da sementeira  pelo  trabalho  constante  no  solo  e  funciona,  ativo,  na  transmutação dos  detritos  da  terra,  com  extrema  fidelidade  ao  papel  de  humilde  e  valioso servidor  da  natureza...  Não  insulte  o  verme,  pois,  comparando-se  a  ele, porquanto  muito  nos  cabe  ainda  aprender  para  sermos  fiéis  a  Deus,  na  posição evolutiva  que    conseguimos  alcançar...

O Médium  transmitiu  aos  circunstantes  o  ensinamento  que  recebeu, ensinamento  esse  que  tem  sido  igualmente  assunto  de  interesse  em  nossas "meditações."

                                                                      Livro "Lindos casos de Chico Xavier", Cap. 62


“De fundamental importância também a constatação e a aceitação da necessidade da humildade, que o ajuda a descobrir-se sem qualquer presunção nem medo dos desafios, enfrentando os fatores existenciais com naturalidade e autoconfiança, não extrapolando o próprio valor nem o subestimando.”

Do Livro "Amor, Imbatível Amor, de Divaldo P. Franco e Joanna de Angelis, cap. 15 - 

A busca da realização

"Trabalho edificante em andamento no Plano Físico, onde se reúnem milhões de criaturas diferentes entre si, não se desenvolve sem críticas. Imperfeições todos temos e teremos, até que possamos alcançar o Plano Divino. Deixa que a censura te vigie e segue adiante. Apesar de nossos erros e acima de todas as nossas deficiências, a construção do Bem não nos pertence; essencialmente, pertence a Jesus que zelará por ela, em nome de Deus.

Se tiveres humildade, na marcha em direção aos elevados objetivos que te propões a atingir, não te faltarão apoio e assistência constante na senda a percorrer, porque a humildade se transforma em amor e o amor se te fará luz e benção, na jornada pra Deus.

Sem leis que presidam o relacionamento entre as criaturas, a ordem seria uma ilusão. Reflitamos nisso e saibamos cumprir as obrigações que nos cabem.

A criatura se destaca pelo que saiba, mas vale pelo bem que se decida a fazer.

Honra os encargos que te honram e, sobre tudo, agradece ao trabalho tudo aquilo que, um dia, possas ter ou ser de melhor, porquanto é no trabalho aos semelhantes que terás, em qualquer tempo, o teu mais seguro endereço para o socorro de Deus."

Livro "Caminho Iuminado" de Chico Xavier e Emmanuel, Cap. Trabalho Edificante

"Despertai, meus irmãos, meus amigos! Que a voz dos Espíritos vos toque o coração. Sede generosos e caridosos, sem ostentação. Quer dizer: fazei o bem com humildade. Que cada um vá demolindo aos poucos os altares elevados ao orgulho. Numa palavra: sede verdadeiros cristãos, e atingireis o reino da verdade. Não duvideis mais da bondade de Deus, agora que Ele vos envia tantas provas. Viemos preparar o caminho para o cumprimento das profecias. Quando o Senhor vos der uma manifestação mais esplendente da sua clemência, que o enviado celeste vos encontre reunidos numa grande família; que os vossos corações, brandos e humildes, sejam dignos de receber a palavra divina que Ele vos trará; que o eleito não encontre em seu caminho senão as palmas dispostas pelo vosso retorno ao bem, à caridade, à fraternidade; e então o vosso mundo se tornará um paraíso terreno. Mas se permanecerdes insensíveis à voz dos Espíritos, enviados para purificar e renovar as vossas sociedades civilizadas, ricas em conhecimentos e não obstante tão pobre de bons sentimentos, ah! nada mais nos restarás do que chorar e gemer pela vossa sorte. Mas, não, assim não acontecerá. Voltai-vos para Deus, vosso pai, e então nós todos, que trabalhamos para o cumprimento da sua vontade, entoaremos o cântico de agradecimento ao Senhor, por sua inesgotável bondade, e para o glorificar por todos os séculos. Assim seja."

Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VII, item 11

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)