A perfeição que desejamos... (17 dezembro)
"Em que consiste a felicidade dos bons Espíritos?
— Em
conhecer todas as coisas; não ter ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem
qualquer das paixões que fazem a infelicidade dos homens. O amor que os une é
para eles a fonte de uma suprema felicidade. Não experimentam nem as
necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. São felizes com o bem que fazem. De resto, a felicidade dos Espíritos é sempre proporcional à sua elevação.
Somente os Espíritos puros gozam, na verdade, da felicidade suprema, mas nem
por isso os demais são infelizes. Entre os maus e os perfeitos, há uma
infinidade de graus, nos quais os gozos são relativos ao estado moral. Os que
são bastante adiantados compreendem a felicidade dos que avançaram mais que
eles, e a ela aspiram, mas isso é para eles motivo de emulação e não de inveja.
Sabem que deles depende alcançá-la e trabalham com esse fito, mas com a calma
da consciência pura. Sentem-se felizes de não ter de sofrer o que sofrem os
maus."
Livro dos Espíritos, Q. n° 967
“Amar ao próximo como a si mesmo; fazer aos outros como quereríamos que
nos fizessem”, eis a expressão mais completa da caridade, porque ela resume
todos os deveres para com o próximo. Não se pode ter, neste caso, guia mais
seguro, do que tomando como medida do que se deve fazer aos outros, o que se
deseja para si mesmo. Com que direito exigiríamos de nossos semelhantes melhor
tratamento, mais indulgência, benevolência e devotamento, do que lhes damos? A
prática dessas máximas leva à destruição do egoísmo. Quando os homens as tomarem
como normas de conduta e como base de suas instituições, compreenderão a
verdadeira fraternidade, e farão reinar a paz e a justiça entre eles. Não
haverá mais ódios nem dissensões, mas união, concórdia e mútua
benevolência."
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap XI, item 4
"A Caridade Segundo São Paulo"
" Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver
caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine. E se eu tiver o
dom de profecia, e conhecer todos os mistérios, e quanto se pode saber; e se
tiver toda a fé, até a ponto de transportar montanhas, e não tiver caridade,
não sou nada. E se eu distribuir todos os meus bens em o sustento dos pobres, e
se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada
disto me aproveita. A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é
invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece, não é
ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita
mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê,
tudo espera, tudo sofre. A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter
lugar às profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três
virtudes; porém a maior delas é a caridade. (Paulo, I Coríntios, XIII: 1-7 e
13)."
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV, item 6
"O Homem de Bem'
"O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça,
de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre
os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez
todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser
útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo
que queria que os outros fizessem por ele.
Tem fé em Deus, na sua bondade, na sua justiça e na sua sabedoria; sabe
que nada acontece sem a sua permissão, e submete-se em todas as coisas à sua
vontade.
Tem fé no futuro, e por isso coloca os bens espirituais acima dos bens
temporais.
Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as
decepções, são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar.
O homem possuído pelo sentimento de caridade e
de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa, paga o mal com o
bem, toma a defesa do fraco contra o forte e sacrifica sempre o seu interesse à
justiça.
Encontra usa satisfação nos benefícios que distribui, nos serviços que
presta, nas venturas que promove, nas lágrimas que faz secar, nas consolações
que leva aos aflitos. Seu primeiro impulso é o de pensar nos outros., antes que
em si mesmo, de tratar dos interesses dos outros, antes que dos seus. O
egoísta, ao contrário, calcula os proveitos e as perdas de cada ação generosa.
É bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças nem
de crenças, porque vê todos os homens como irmãos.
Respeita nos outros todas as convicções sinceras, e não lança o anátema
aos que não pensam como ele.
Em todas as circunstâncias, a caridade é o seu guia. Considera que
aquele que prejudica os outros com palavras maldosas, que fere a
suscetibilidade alheia com o seu orgulho e o seu desdém, que não recua à ideia
de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode
evitar, falta ao dever do amor ao próximo e não merece a clemência do Senhor.
Não tem ódio nem rancor, nem desejos de vingança. A exemplo de Jesus,
perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios. Porque sabe
que será perdoado, conforme houver perdoado.
É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem
necessidade de indulgência, e se lembra destas palavras do Cristo: “Aquele que
está sem pecado atire a primeira pedra”.
Não se compraz em procurar os defeitos dos outros, nem a pô-los em
evidência. Se a necessidade o obriga a isso, procura sempre o bem que pode
atenuar o mal.
Estuda as suas próprias imperfeições, e trabalha sem cessar em
combatê-las. Todos os seus esforços tendem a permitir-lhe dizer, amanhã, que
traz em si alguma coisa melhor do que na véspera.
Não tenta fazer valer o seu espírito, nem os seus talentos, às expensas
dos outros. Pelo contrário, aproveita todas as ocasiões para fazer ressaltar a
vantagens dos outros.
Não se envaidece em nada com a sua sorte, nem com os seus predicados
pessoais, porque sabe que tudo quanto lhe foi dado pode ser retirado.
Usa mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe tratar-se
de um depósito, do qual deverá prestar contas, e que o emprego mais prejudicial
para si mesmo, que poderá lhes dar, é pô-los ao serviço da satisfação de suas
paixões.
Se nas relações sociais, alguns homens
se encontram na sua dependência, trata-os com bondade e benevolência, porque
são seus iguais perante Deus. Usa sua autoridade para erguer-lhes a moral, e
não para os esmagar com o seu orgulho, e evita tudo quanto poderia tornar mais
penosa a sua posição subalterna.
O subordinado, por sua vez, compreende os deveres da sua posição, e tem
o escrúpulo de procurar cumpri-los conscientemente. (Ver cap.XVII, nº 9)
O homem de bem, enfim, respeita nos seus semelhantes todos os direitos
que lhes são assegurados pelas leis da natureza, como desejaria que os seus
fossem respeitados.
Esta não é a relação completa das qualidades que distinguem o homem de
bem, mas quem quer que se esforce para possuí-las, estará no caminho que conduz
às demais."
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XVII
"Perguntareis, então: Se entre os chamados para o Espiritismo, muitos
se transviaram, como reconhecer os que se acham no bom caminho?
Responderemos: Podeis reconhecê-los pelos ensinos e a prática dos
verdadeiros princípios da caridade; pela consolação que distribuírem aos
aflitos; pelo amor que dedicarem ao próximo; pela sua abnegação e o seu
altruísmo. Podeis reconhecê-los, finalmente, pela vitória dos seus princípios,
porque Deus quer que a sua lei triunfe, e os que a seguem são os escolhidos,
que vencerão."
Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XX, item 4 - Missão Dos Espíritas
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