A visão Espírita da Educação (20 de junho)

Será que a visão que temos da Educação é mesmo a visão Espirita?

A Doutrina Espirita traz-nos a educação moral, mas é preciso estudar não só a Doutrina, como Kardec enquanto educador, que nos traz referências muito importantes na lógica da transformação moral.

Rivail (Kardec), enquanto discípulo de Pestalozzi, eminente pesquisador, pedagogo e membro da academia das ciências tinha uma forma completamente revolucionária de ver e entender a educação e a sua importância como motor regenerador da sociedade. Aos 26 anos escreveu "Plano Proposto para a melhoria da educação publica", mais tarde, com os conhecimentos que obtém através dos Espíritos nas várias obras da Codificação, vê as ideias que defendia subsidiadas. 

Hoje entendemo-las como logicas, atuais, a forma de progredir, porém, ainda somos reféns de ideias antigas, de dogmas, de verdades não reflexionadas. É preciso ir mais fundo, não apenas frequentar o Centro Espírita, ou ler a Codificação, é necessário compreender e depois viver, para que a palavra não seja morta.

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/1/H.-%20L.-%20D.%20RIVAIL%20-%20Plano%20proposto%20para%20a%20melhoria%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%BAblica.pdf

Aqui fica o convite mais do que à leitura, ao estudo, pois educadores somos todos e a grande proposta da DE passa pela nossa reforma intima, o que implica educação, reeducação, em nós, fora de nós.

Traremos este tema à reflexão, na próxima terça-feira dia 20 de junho, pelas 21h, na AEE. 

Entrada Livre e Gratuita!

Que cada um faça a sua parte ;)

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)