O Tempo e a Eternidade a Luz do Espiritismo (13 junho)

 


O tempo é relativo, podemos falar e olhar o tempo de muitos pontos de vista, à luz do Espiritismo:

O tempo que tivemos

O tempo que nos resta

Para que serve o tempo

A melhor forma de aplicar o tempo

O que é, e como se pode ver o tempo no Plano Espiritual?

De que forma usamos o Tempo?

Tempo de consciencializar o “Tempo”

O Espiritismo e a sua literatura, vem ajudar-nos a entender esta questão do Tempo.

Encontramos na literatura Espírita e no codificação de Allan Kardec, uma oportunidade extraordinária de compreender de forma racional, os mistérios da Vida e do Tempo .

         “ As gerações passam também pela infância, pela juventude e pela madureza. Cada coisa deve vir a seu tempo, pois a sementeira lançada a terra, fora de tempo, não produz. Mas aquilo que a prudência manda calar momentaneamente, cedo ou tarde deve ser descoberto, porque chegando a certo grau de desenvolvimento, os homens procuram por si mesmos a luz viva; a obscuridade lhes pesa. Como Deus lhes deu a inteligência para compreenderem e se guiarem, entre as coisas da Terra e do céu, eles querem racionalizar a sua fé. É então que não se deve por a candeia debaixo do alqueire, pois sem a luz da razão, a fé se enfraquece. (Ver cap. XIX, nº 7).”

Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XXIV, item 4

 

O TEMPO 

“Aquele que faz caso do dia, patrão Senhor o faz.”

Paulo. (ROMANOS, 14: 6) 

        “A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.

Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.

Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.

Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.

É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?

Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.

A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.

Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.

Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações...

Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.

Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.”

Livro Caminho Verdade e Vida de Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, mensagem n° 1

 

         “Questão n°240. Os Espíritos compreendem a duração como nós?

Não; e isso faz que não nos compreendamos sempre quando se trata de fixar datas ou épocas.

Comentário de Kardec: Os Espíritos vivem fora do tempo, tal como o compreendemos; a duração, para eles, praticamente não existe, e os séculos, tão longos para nós, são aos seus olhos apenas instantes que desaparecem na eternidade, da mesma maneira que as desigualdades do solo se apagam e desaparecem,  aquele que se eleva no espaço.

Livro dos Espíritos

 

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.”

Chico Xavier

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)