Prevenção do Suicídio - Papel da família (19 setembro)


 Atuar na educação é agir preventivamente, os médicos, psicólogos, terapeutas,  trabalham para ajudar a resolver problemas, a educação ética e com ética (bom exemplo) ajuda-nos a prevenir esses  mesmos problemas, nomeadamente  a ideação suicida e todo o sofrimento que está associado à mesma.

A educação dos nossos filhos é possivelmente o maior desafio das nossas vidas, nunca pode ser delegado a terceiros. É necessário que sejamos presentes (de corpo e alma), que tenhamos uma escuta ativa e sem julgamento, mas acima de tudo é necessário muito amor.

Não há pais perfeitos, nem filhos ideais, há espíritos que reencarnam juntos para crescer e progredir. Na condição de pais é importante prepararmo-nos para ajudar os nossos filhos nas suas necessidades, aceitando em primeiro lugar que eles são filhos de Deus, não são o que queremos, ou idealizamos, são simplesmente o que podem ser neste momento do seu desenvolvimento.

Na maioria das vezes crianças e jovens não conseguem falar sobre as suas dores mais profundas, porém, emitem alertas que não podem ser desvalorizados.

Nunca houve tantas crianças e jovens com transtornos de ansiedade, pânico, comportamentos auto lesivos, depressão...tentativa de suicídio

Para onde estamos a caminhar? Onde estamos? Como estamos? na nossa casa? na nossa família? na nossa vida?

Vamos refletir juntos, a Doutrina Espirita esclarece*, mas apenas a nossa mudança produz efeito na sociedade.

*Encontramos valiosa informação na codificação (Evangelho segundo o Espiritismo, Livro dos Espíritos, Céu e Inferno), mas também nas coleções de livros infanto-juvenis e no livro "Pais leiam isto", todos disponíveis na livraria da Federação Espirita Portuguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)