Tormentos voluntários (12 setembro)


"Haverá maiores (tormentos) do que os que derivam da inveja e do ciúme? Para o invejoso e o ciumento, não há repouso; estão perpetuamente febricitantes. O que não têm e os outros possuem lhes causa insônias. Dão-lhes vertigem os êxitos de seus rivais; toda a emulação, para eles, se resume em eclipsar os que lhes estão próximos, toda a alegria em excitar, nos que se lhes assemelham pela insensatez, a raiva do ciúme que os devora."
cap. V, item 23, segundo parágrafo


"A cada passo na estrada humana, encontramos a sombra da inveja que persiste em aturdir incontável número de pessoas.
A inveja é dessas torturas intimas que dificilmente se consegue aplacar. Muito raramente é admitida por quem é a sua presa.
O invejoso sente-se arder por dentro, cada vez que se vê impossibilitado de deter o que os outros detêm, de fazer como os outros fazem ou de ser como os outros são, tendo sempre os olhos faiscantes diante de alguma coisa ou posição conquistada por alguém sob sua mira, perdendo muitas vezes o controle das próprias reações.
(...)
Apoie-se nas lições de simplicidade e desprendimento, ensinadas por Jesus, admitindo que o que você tem é aquilo que pode ter, e saiba que a inveja é dessas fragilidades prontas a atirar no chão do desespero, da loucura e do crime, as almas enfraquecidas no bem ou sem a firme decisão de superar-se."
Para uso diário, psicografia de Raul Teixeira pelo espirito Joanes

Eduque-se e eduque os seus filhos, pelo exemplo saudável e assertivo, pela escuta ativa e pelo amor. A EDUCAÇÃO SALVA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)