Muito se pedirá a quem muito recebeu (21 de agosto)

"Muito se pedirá àquele a quem muito foi dado, e se fará prestar maiores contas àqueles a quem se tiver confiado mais coisas." (São Lucas)
ESE, cap.XVIII-item10

Quanto maior é o nosso conhecimento maior é a nossa responsabilidade, deixamos de poder alegar que errámos por desconhecimento e dessa forma nos tentarmos desresponsabilizar por nossos erros.
Com a nossa evolução intelectual, evolui também a nossa consciência, o que apela à nossa evolução moral.
Quando procuramos estudar os ensinamentos de Jesus com o nosso coração, nunca mais pudemos errar em paz, pois a nossa consciência que já trazia latente tudo o que é certo e errado, não de acordo apenas com as leis dos homens, mas com as divinas leis de Deus, nos acusa e é peso da nossa consciência que nos é mais difícil suportar.

Nós somos chamados pelo Pai à prática do bem e do amor, mas nem sempre escutamos, os ouvidos dos nossos corações ainda não estão capazes de decifrar esse apelo, o nossos apego aos bens da terra, o orgulho e o egoísmo bloqueia-nos os sentidos. Desta forma, "muitos são os chamados e poucos os escolhidos".

"Aos espíritas, pois, será pedido muito, porque receberam muito, mas também, àqueles que tiverem aproveitado, será dado muito."
"O primeiro pensamento de todo o espirita sincero deve ser o de procurar, nos conselhos dados pelos Espíritos, se não há alguma coisa que lhe possa dizer respeito."
ESE, cap.XVIII-item12

Irmãos, procuremos aproveitar da melhor forma possível tudo aquilo que recebemos do Pai, para sermos dignos de receber sempre mais, conscientes da necessidade de fazermos a nossa reforma intima, de prepararmos os nossos corações para responder ao chamamento e podermos estar em condições de sermos escolhidos.

"Coragem lavradores, tomai as vossas grades e as vossas charruas, lavra os vossos corações, arrancai deles o joio; semeai aí a boa semente que o Senhor vos confia, e o orvalho do amor o fará produzir os frutos da caridade"
ESE, cap.XVIII-item15

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)