O Homem de bem e os bons Espíritas (14 de agosto)

A prática da verdadeira caridade é o único caminho para a perfeição. Manifesta-se no amor ao próximo extensivo aos nossos inimigos, no fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos caluniam.

Para além das regras da caridade, Jesus disse aos seus discípulos:
"Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito"  
(Mateus)
ESE, cap XVII-item1

O Homem de Bem, além da prática da verdadeira caridade, trabalha dentro de si a benevolência, a indulgencia, a abnegação e o devotamento. E...
"Estuda as suas próprias imperfeições, e trabalha incessantemente para as combater."
ESE, cap XVII-item3

O verdadeiro homem de bem é o que age de acordo com as leis de Deus, prescritas por Jesus, cumprindo a lei de justiça (deveres para com Deus), amor (deveres para consigo) e caridade (deveres para com o próximo) na sua maior pureza.

"O Espiritismo não cria nenhuma nova moral, ele facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, dando uma fé sólida e esclarecida àqueles que duvidam ou vacilam"
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para dominar as suas más inclinações."
ESE, cap XVII-item4

Façamos pois a nossa auto-analise:
Como vibra o nosso coração?
O sofrimento alheio comove-nos muito, pouco ou nada?
O bem que fazemos faz-nos ficar radiantes ou nem por isso?
Até que ponto estamos conscientes que somos cocriadores e portanto responsáveis pelo progresso e bem estar espiritual e material de tudo o que nos rodeia?

...Seremos Homens de Bem?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)