Ação da prece, transmissão do pensamento (20 de novembro)

No ESE, cap. XXVII (item 9 a 15) podemos encontrar:

O que é a prece?
"A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige."

A prece não tem de obedecer a fórmulas especificas, a fim de não ser recitada maquinalmente. Melhor é que seja criada segundo as circunstâncias, de modo a refletir claramente o pensamento de quem ora, no momento da oração.

Podemos usar a prece para pedir, para agradecer e para louvar. Devemos porém, esforçar-nos para que as nossas preces sejam mais para agradecer e louvar do que para pedir.
É bem melhor termos pouco a pedir e muito a agradecer, pois é demonstração de resignação diante das provações da vida.

As nossas preces são atendidas por Deus, através dos espíritos incumbidos da execução de suas vontades (não das nossas). Os espíritos ouvem-nos as preces qualquer que seja o lugar onde nos encontremos e as reportam a Deus.
Através da prece sincera ligamo-nos a espíritos superiores, que, sondando a nossa vontade e boa intenção, vêem em nosso socorro, dando-nos a força moral necessária para superar os problemas, ou retomar o caminho reto, se dele porventura nos desviamos.

A eficácia da prece é a mesma, tanto para o homem de bem quanto para o mau?
Não. Uma vez que o atendimento da prece, por Deus, objetiva recompensar a intenção, o devotamento e a fé daquele que ora, é claro que tem mais merecimento aos seus olhos, e sempre mais eficácia, a prece do homem de bem.

O poder da prece está no pensamento, independendo da sua forma, das palavras utilizadas e do lugar e momento em que é proferida.
Os espíritos nos suprem a energia que porventura nos falte, para dar eficácia àquela, quando nos julgam merecedores dessa graça.
Roteiro sistematizado para estudo do Evangelho

Procuremos ver a prece como forma particular de nos ligarmos ao Pai maior, dando graças por tudo quanto temos e pela possibilidade que representa cada dia na terra, encarnado em corpo físico, para podermos aprender e nos libertarmos das nossas faltas do passado. E que os nossos pedidos sejam de amparo, auxilio nas nossas lutas interiores, consolidação da fé.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)