Consolador Prometido (27 de maio)

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e acharei repouso para as vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.
 (S. MATEUS, 11: 28 a 30)


Jesus prometeu alivio à aflição dos homens, se tomassem o seu jugo que era brando e leve. Esse jugo é o cumprimento da lei do amor, que apazigua corações, e restabelece a saúde do corpo e da alma. Porém, Jesus sabia que pela dureza dos nossos corações necessitaríamos ajuda para compreender a grandiosidade dos seus ensinamentos e respostas às constantes inquietações da nossa alma, por isso, Ele nos prometeu um outro consolador, para nos ajudar na nossa caminhada evolutiva... 



Apresentando o Espiritismo, na sua feição de Consolador prometido pelo Cristo, três aspetos diferentes: científico, filosófico e religioso, qual desses aspetos é  o maior?


Podemos tomar o Espiritismo, simbolizado  desse modo, como um triângulo de forças espirituais. A ciência e a filosofia vinculam à Terra essa figura simbólica, porém, a Religião é o ângulo divino que a liga ao céu. No seu aspeto científico e filosófico a doutrina será sempre um campo nobre de investigações humanas, como outros movimentos coletivos, de natureza intelectual, que visam o aperfeiçoamento da Humanidade. No aspeto religioso, todavia, repousa a sua grandeza divina, por constituir a restauração do Evangelho de Jesus-Cristo, estabelecendo o renovação definitiva do homem, para a grandeza do seu imenso futuro espiritual. 
 Consolador, de Emmanuel/FC Xavier  Qt.

O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que o Cristo só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: “Ouçam os que têm ouvidos para ouvir.” O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)