"Mediunidade e mediunidade infantil" (20 de outubro)

A mediunidade é o nome atribuído a uma condição humana que permite uma comunicação entre encarnados e desencarnados. Ela se manifesta independentemente de religiões, de forma mais ou menos intensa em todos os indivíduos. Porém, usualmente, apenas aqueles que a apresentam num grau mais perceptível são chamados médiuns.
Assim, um espírito que deseja se comunicar entra em contato com a mente do médium e, por esse meio, se comunica oralmente (psicofonia), pela escrita (psicografia), ou ainda se faz visível ao médium (vidência). Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, descreve também fenômenos de ordem física, como batidas (tiptololigia), escrita direta (pneumatografia), voz direta (pneumatofonia), e ainda materializações ectoplasmáticas em que o espírito desencarnado se faz visível e até palpável aos presentes no ambiente onde ocorra o fenômeno. Outras formas de comunicação com os espíritos podem ser encontradas em " O Livro dos Médiuns".
"A mediunidade se prende a uma disposição orgânica da qual todo homem pode estar dotado, como a de ver, de ouvir, de falar.
(...) A mediunidade é dada sem distinção, a fim de que os Espíritos possam levar a luz em todas as fileiras, em todas as classes da sociedade, ao pobre como ao rico; aos sábios para os fortalecer no bem, aos viciosos para os corrigir.
(...) A mediunidade não implica, necessariamente, em intercâmbio habitual com os Espíritos superiores; é simplesmente uma aptidão para servir de instrumento mais ou menos flexível aos Espíritos em geral. O bom médium não é, pois, aquele que comunica facilmente, mas aquele que é simpático aos bons Espíritos, e não é assistido senão por eles. É neste sentido somente que a excelência das qualidades morais tem tanto poder sobre a mediunidade." ( Allan Kardec, Livro dos Mediuns).

No mesmo livro Cap. XVIII, encontramos este esclarecimento de Allan Kardec sobre a mediunidade nas crianças:

Q. n° 8ª - Em que idade se pode ocupar, sem inconvenientes, de mediunidade?
"Não há idade precisa, tudo dependendo inteiramente do desenvolvimento físico e, ainda mais, do desenvolvimento moral. Há crianças de doze anos a quem tal coisa afetará menos do que a algumas pessoas já feitas. Falo da mediunidade, em geral; porém, a de efeitos físicos é mais fatigante para o corpo; a da escrita tem outro inconveniente, derivado da inexperiência da criança, dado o caso de ela querer entregar-se a sós ao exercício da sua faculdade e fazer disso um brinquedo."

Diante das crianças que revelam a sua mediunidade, não desconsiderar, nem supervalorizar. É importante que cresçam traquilas amparadas, sem medos. A principal ajuda que os pais lhes podem dar é o encaminhamento para o conhecimento, através da Educação Espírita para crianças e jovens, por exemplo, onde elas poderão trabalhar os ensinamentos morais e crescer compreendendo as Leis Divinas, a imortalidade da alma, a existência de um corpo físico, mas também do perispírito e do espirito, etc.

Espiritismo é Cultura, Educação é Amor...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)