As Bênçãos do Altruísmo (4 de julho)

"Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, ou seja, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinamentos, mostra essas virtudes como sendo o caminho da felicidade eterna. Bem-aventurados, diz ele, os pobres de espírito, quer dizer: os humildes, porque deles é o Reino dos Céus; bem-aventurados os que tem coração puro; bem-aventurados os mansos e pacíficos; bem-aventurados os misericordiosos. Amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros os que desejaríeis que vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quereis ser perdoados; fazei o bem sem ostentação: julgai-vos a vós mesmos antes de julgar os outros. Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar, e  de que ele mesmo dá o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não cessa de combater. Mas ele fez mais do que recomendar a caridade, pondo-a claramente, em termos explícitos, como a condição absoluta da felicidade futura."
 E. S. E. Cap. XV, item 3

"As Bençãos do Altruísmo, nos esclarece que a palavra foi cunhada pelo filósofo francês Augusto Comte para significar comportamento oposto ao egoísmo. O altruísmo é recurso de alta importância a ser utilizado a fim de despertar as emoções do amor e do perdão, da misericórdia e da caridade. Ainda nos esclarece que devemos reflexionar em torno do comportamento altruísta, a fim de que não se mascare o altruísmo com exibicionismo ou a presunção, que caracterizam muitos indivíduos que ainda não estão habilitados para essa prática digna de honra. O altruísmo sabe enxergar as necessidades alheias com grande acuidade, atendendo-as com mãos habilidosas e voz suave que não constrange nem humilha o beneficiado. Não aguarda reconhecimento, não espera aplauso ou louvação. Os gestos de altruísmo podem ser cultivados e desenvolvidos, partindo-se das pequenas experiências da tolerância, da bondade, da renúncia a algumas necessidades para beneficiar outrem, que passa a receber fraternal compreensão e ajuda."
Cap. 25 do livro "Atitudes Renovadas", Divaldo Pereira Franco pelo esp. Joanna de Ângelis

"Os efeitos da lei do amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrena. Os mais rebeldes e os mais viciosos deverão reformar-se, quando presenciarem os benefícios produzidos pela prática deste princípio: “Não façais aos outros os que não quereis que os outros vos façam, mas fazei, pelo contrário, todo o bem que puderdes”.
E. S. E. Cap. XI, item 9


"Caridade e humildade, esta é a única via de salvação; egoísmo e orgulho, esta é a via da perdição. Esse princípio é formulado em termos precisos nestas palavras: “Amarás a Deus de toda a tua alma, e ao teu próximo como a ti mesmo; estes dois pensamentos contêm toda a lei e os profetas”. E para que não houvesse equívoco na interpretação do amor de Deus e do próximo, temos ainda: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo”, significando que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar ao próximo, nem amar ao próximo sem amar a Deus, porque tudo quanto se faz contra o próximo, é contra Deus que se faz. Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: Fora da caridade não há salvação."
E. S. E. Cap. XV, item 5

Nestes esclarecimentos do Evangelho encontramos o motivo pelo qual o Altruísmo é uma Benção. É na prática do amor ao próximo, o Amor ensinado por Jesus que chegamos a Deus e nos encontramos. Encontramos o melhor de nós.

Senhor,
Fazei de mim um instrumento
da Vossa paz;
onde houver ódio, que eu leve o Amor;
onde houver ofensa, que eu leve o Perdão;
onde houver discórdia, que eu leve a União;
onde houver dúvida, que eu leve a Fé;
onde houver erro, que eu leve a Verdade;
onde houver desespero, que eu leve a Esperança;
onde houver tristeza, que eu leve a Alegria;
onde houver trevas, que eu leve a Luz.

Senhor,
Fazei que eu procure mais:
Consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar do que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se ressuscita
Para a Vida Eterna.

São Francisco de Assis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)