O Poder do Pensamento (11 de julho)



O desenvolvimento deste tema, na Associação Espírita de Évora, hoje terá por base reflexões de Suely Caldas Schubert, mas aqui ficam alguns outros excertos de interesse retirados da bibliografia Espírita acerca do Poder do Pensamento.

"Que de mais livre, de mais independente, de menos perceptível por sua própria essência, do que o pensamento?(...).  Tanto valeria dizer que o prisioneiro, que só pode dar alguns passos em sua cela, é mais livre que o que corre os campos. Se não sois livre para crer nas coisas do mundo espiritual, que é infinito, o sois cem vezes menos, vós que vos circunscreveis no estreito limite do tangível,que dizeis ao pensamento: Não sairás do círculo que te traçamos; e se dele saíres, declaramos que não és mais pensamento são, mas a loucura, a tolice, o contra-senso, porque só a nós cabe discernir o falso do verdadeiro.(...). Dizeis ainda que quereis arrancar o mundo ao jugo das crenças dogmáticas. Fazeis, ao menos, uma distinção entre suas crenças?   Não, porque confundis na mesma reprovação tudo quanto não é do domínio exclusivo da Ciência, tudo quanto não se vê pelos olhos do corpo, numa palavra, tudo que é de essência espiritual, por conseguinte Deus, a alma e a vida futura. Mas se
toda crença espiritual é um entrave à liberdade de pensar, dá-se o mesmo com toda crença material; aquele que crê que uma coisa é vermelha, porque a vê vermelha, não é livre de a julgar verde. Desde que o pensamento é detido por uma convicção qualquer, já não é livre. Para ser conseqüente com a vossa teoria, a liberdade absoluta consistiria em nada crer, nem mesmo em sua própria existência, porque isto seria ainda uma restrição. Mas, então, em que se tornaria o pensamento?(...)Ele deve ser entendido num sentido mais largo e mais verdadeiro, isto é, do livre uso que se faz da faculdade de pensar, e não de sua aplicação a uma ordem qualquer de idéias.(...) Em sua acepção mais vasta, o
livre-pensamento significa: livre-exame, liberdade de consciência, fé raciocinada; simboliza a emancipação intelectual, a independência moral, complemento da independência física; não quer mais escravos do pensamento, pois o que caracteriza o livre-pensador é que este pensa por si mesmo, e não pelos outros; em outros termos, sua opinião lhe é própria. Assim, pode haver livres-pensadores em todas as opiniões e em todas as crenças. Neste sentido, o livre-pensamento eleva a dignidade do homem, dele fazendo um ser ativo, inteligente, em vez de uma máquina de crer.(...)Com efeito, o Espiritismo estabelece como princípio que antes de crer é preciso compreender. Ora, para compreender é necessário que se faça uso do raciocínio; eis por que ele procura dar-se conta de tudo antes de admitir alguma coisa, a saber, o porquê e o como de cada coisa."
 

Revista Espírita de fevereiro
de 1867, artigo "Livre-Pensamento e Livre-Consciência"

 “...Imaginemos agora o pensamento, força viva e atuante, cuja velocidade supera a da luz. Emitido por nós, volta inevitavelmente a nós mesmos, compelindo-nos a viver, de maneira espontânea, em sua onda de formas criadoras, que naturalmente se nos fixam no espírito quando alimentadas pelo combustível de nosso desejo ou de nossa atenção. Daí, a necessidade imperiosa de nos situarmos nos ideais mais nobres e nos propósitos mais puros da vida, porque energias atraem energias da mesma natureza...” 
                                             Livro “Ação e Reação”, de Francisco C. Xavier, pelo Espírito André Luiz

“O pensamento do Espírito encarnado age sobre os fluidos espirituais como também o dos Espíritos desencarnados; transmite-se de Espírito a Espírito, pela mesma via, e, conforme seja bom ou mau, aneia ou vicia os fluidoscircundantes.(...)  é  a  grande oficina  ou  o  laboratório  da  vida espiritual.  O  pensamento e  a  vontade são  para  os  Espíritos  aquilo  que  a mão  é  para  o  homem." 
 Livro " A Gênese" Cap. XIV, item 14

"Sendo  o  fluido veículo  do  pensamento,  este  atua  sobre os  fluidos como  o  som  sobre  o ar;  eles  nos  trazem  o  pensamento, como  o  ar  nos traz o  som (...) Há mais:  criando  imagens  fluídicas,  o pensamento  reflete  no envoltório  perispirítico, como  num  espelho;  Toma  nele  corpo  e aí  de  certo modo  se  fotografa.(...) Desse modo  é  que  os  mais  secretos movimentos  da  alma repercutem  no  envoltório fluídico;  que  uma  alma  pode  ler noutra  alma como  num  livro  e  ver o  que  não  é  perceptível  aos  olhos  do corpo”
 Livro A Gênese, Cap XIV, item 15

"A  ação  dos Espíritos  sobre  os  fluidos  espirituais tem consequências  de  importância  direta  e capital  para  os  encarnados.  Desde o  instante em  que  tais  fluidos  são  o  veículo do  pensamento;  que  o pensamento  lhes pode  modificar  as  propriedades,  é  evidente que  eles devem  estar  impregnados  das qualidades  boas  ou  más,  dos pensamentos que  os  colocam  em  vibração,
modificados  pela  pureza  ou  impureza dos sentimentos."

                                                                                                          Livro  A Gênese , cap. XIV, item16

 "O Espiritismo nos faz compreender a ação da prece, ao explicar a forma de transmissão do pensamento, seja quando o ser a quem oramos atende ao nosso apelo, seja quando o nosso pensamento eleva-se a ele. Para se compreender o que ocorre nesse caso, é necessário imaginar os seres, encarnados e desencarnados, mergulhados no fluido universal que preenche o espaço, assim como na Terra estamos envolvidos pela atmosfera. Esse fluido é impulsionado pela vontade, pois é o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, enquanto as do fluido universal se ampliam ao infinito. Quando, pois, o pensamento se
dirige para algum ser, na terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece de um a outro, transmitindo o pensamento, como o ar transmite o som."

                                                                                                                      E. S. E. Cap.XXVII, item10

"O poder da prece está no pensamento, e não depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que é feita.(...)A influência do lugar ou do tempo depende das circunstâncias que possam favorecer o recolhimento. A prece em comum tem ação mais poderosa, quando todos os que a fazem se associam de coração num mesmo pensamento e têm a mesma finalidade, porque então é como se muitos clamassem juntos e em uníssono."
E. S. E. Cap.XXVII, item 15


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Ciúme (17 janeiro)