Despertar espiritual: Comportamento altruísta, ferramenta para o Progresso (22 de outubro)

       “O estado de consciência habitual do homem não é o nível máximo de consciência que ele pode alcançar. Na realidade é de tal modo deficiente que se poderia defini-lo como próximo ao sonambulismo.

O despertar implica vários passos, sendo o primeiro deles a consciencialização do estado do sono, seus prejuízos e a necessidade de mudar.(…) é muito difícil para a maioria das criaturas sair do sono, até porque elas Não tem a menor ideia desse estado letárgico em que se acomodam prazerosamente.(…)
O ser consciente da sua realidade imortal trabalha-se com alegria, limando as arestas do personalismo e do egoísmo, mediante a sua natural substituição pelo altruísmo, pela generosidade e serviço de engrandecimento moral de si mesmo e do seu próximo, o que torna o Evangelho o mais preciso tratado de psicoterapia e de psicossíntese, na sua proposta vibrante de auto-descobrimento, de viagem interior, de busca da Realidade, da Unidade…”
                                                                                              Livro os Poderes da Mente de Suely C.Schubert
“Comentário de Kardec: A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Mas Deus, na sua sabedoria, quis que eles tivessem, nessa mesma ação, um meio de progredir e de se aproximarem dele. É assim que, por uma lei admirável de sua providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.”


                                                                                                                                   Livro dos Espíritos Q. 132



     “A capacidade de crescimento pessoal é tão Natural quanto a disposição do nosso corpo acerca do desenvolvimento físico: O renascimento espiritual é tão normal e natural para a vida humana quanto o nascimento biológico.”

                                                                                             Livro os Poderes da Mente de Suely C. Schubert

      “Se os homens se amassem reciprocamente, a caridade seria mais bem praticada. Mas, para isso, seria necessário que vos esforçásseis no sentido de livrar o vosso coração dessa couraça que o envolve, a fim de torná-lo mais sensível ao sofrimento do próximo. O Cristo nunca se esquivava: aqueles que o procuravam, fossem quem fossem, não eram repelidos. A mulher adúltera, o criminoso, eram socorridos por ele, que jamais temeu prejudicar a sua própria reputação. 
Quando, pois, o tomareis por modelo de todas as vossas acções? 
Se a caridade reinasse na Terra, o mal não dominaria, mas se apagaria envergonhado; ele se esconderia, porque em toda a parte se sentiria deslocado. Seria então que o mal desapareceria; compenetrai-vos bem disso.
Começai por dar o exemplo vós mesmos. 
Sede caridosos para com todos, indistintamente.
Esforçai-vos para não atentar nos que vos olham com desdém. 

Deixai a Deus cuidar de toda a justiça, pois cada dia, no seu Reino, Ele separa o joio do trigo.”

E. S. E. Cap. XI, item 12



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Literatura Espírita

Camille Flammarion